Amor incansável (Jo 5,17-30)
18 de março de 2015Abrindo o coração (Jo 7,1-2.10.25-30)
20 de março de 2015Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.
José é um personagem bíblico que mexe muito comigo. Sempre que oro passagens nas quais José está presente, meu coração se enche das mais variadas emoções.
Se não estou enganado, não existe na bíblia nenhuma palavra que tenha saído da boca de José, contudo as poucas narrativas em que, de alguma forma, ele é citado, são suficientes para nos fazer íntimos amigos dele.
Pensando nisso, fiquei imaginando como podemos medir a importância de uma vida. Não conheço ninguém que nunca tenha feito a si mesmo esta pergunta fundamental da existência humana: para que estou aqui?
A vida de José pode nos ajudar a perceber que a resposta, às vezes, é bem mais simples do que pensamos, embora possa não ser tranquila.
Imagino que José tinha o sonho de se casar com Maria, porém não conhecemos nenhum outro sonho pessoal de José. Sabemos, hoje, que sua vida foi preparada para que ele desse a resposta mais adequada, bela e generosa ao pedido de um anjo do Senhor. Embora não conheçamos os sonhos que ele tinha para si próprio, conhecemos o sonho que mudou e deu sentido a toda sua vida.
A vida de José encontra seu sentido no momento em que ele decide assumir, com todo amor, o projeto que Deus havia preparado para ele. Era um projeto muito simples, mas houve muitas complicações para levá-lo a cabo. Nele não havia nenhum glamour!
No grande plano de Deus para a humanidade era necessário um homem assim, simples, que aceitou fazer bem feito o que lhe foi pedido: amar Maria e o menino que ela esperava e dar a eles o aconchego e a segurança de um lar. Nada mais lhe foi pedido. Ele pode ter sido um exímio carpinteiro, reconhecido em toda região como o melhor de todos, porém nada disso importa para demonstrar a grandeza de sua vida.
Hoje faço este convite para nossa oração: contemplar este homem chamado José e perceber que a importância de uma vida é medida pela pureza do amor e a qualidade do carinho que se oferta aos outros.
Imagino a possibilidade de Jesus ter-se lembrado de José quando Ele disse: “quem de vocês quiser ser o primeiro, deverá tornar-se servo de vocês” (Mt 20, 27).
O amor e a dedicação no cuidado daqueles que nos são confiados é determinante para dar sentido à nossa vida.
Que possamos sair desta oração com essa certeza em nossas mentes e com o coração animado e confiante no projeto de vida que Deus nos oferece. Amém!
***
João Batista Pereira Ferreira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte