Renovando-se (Mt 9, 14-17)
5 de julho de 2014Vem, impõe sua mão sobre ela e ela viverá!
7 de julho de 2014PREPARAÇÃO ESPIRITUAL
Pai, fonte de luz e calor, envia-nos tua palavra viva,
faze que a acolhamos sem medo e aceitemos ser abraçados por ela.
Venha tua palavra, Senhor,
e uma vez aceso em nossos corações teu fogo inextinguível,
seremos, nós mesmos, portadores desse fogo uns aos outros.
Ignacio Larrañaga
TEXTO BÍBLICO: Mateus 11.25-30
Um convite de Jesus
Lucas 10.21-22
25Naquela ocasião Jesus disse:
— Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos! 26Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.
27— O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é.
28— Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. 29Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. 30Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.
1. LEITURA
Que diz o texto?
Padre Antonino Cepeda
ü Algumas perguntas para ajudar-te em uma leitura atenta…
Que faz Jesus antes de falar do Pai? Quais são as pessoas que realmente conhecerão o Pai e o Filho? Que devemos aceitar e aprender de Jesus? Por que devemos fazer isso?
Algumas considerações para uma leitura proveitosa…
Em três invocações, Jesus bendiz o Pai (vv. 25-26), dá-se a conhecer (v. 27) e convida os simples a encontrar nele o descanso (vv. 28-30).
Jesus bendiz o Pai (vv. 25-26)
O texto é construído servindo-se do paralelismo de ideias opostas: oculto/revelado, sábios e inteligentes/humildes. Frente à atitude arrogante do sábio e inteligente, encontra-se a disponibilidade das pessoas simples, que podem aceitar, sim, com humildade, a palavra revelada. Deus Pai revelou-se aos simples. O que revelou? A que se refere a frase “aquilo que escondeste”? A todo o evangelho de Jesus, pregado com palavras e com ações. Jesus dedicou as bem-aventuranças aos pobres, mostrando que o Pai tem um fraco amoroso por eles.
Jesus dá-se a conhecer (vv. 27)
Na segunda invocação, Jesus expressa-se mais no estilo joaneu. Jesus mostra-se respeitoso em relação à decisão amorosa do Pai: “Tu tiveste prazer em fazer isso”. O Filho coloca-se em sintonia com o Pai. Jesus, como a própria sabedoria, é capaz de dar a conhecer o Pai, porque o conhece e sabe o desígnio de sua vontade.
Jesus convida os simples a encontrar nele o descanso (vv. 28-30)
Com três imperativos – “venham”, “sejam”, “aprendam” –, exorta a todos os simples. E Jesus promete-lhes descanso: “eu lhes darei descanso”, “vocês encontrarão descanso”. O próprio Jesus convidou seus discípulos a descansar, embora nem sempre tenham conseguido, porque a multidão buscava Jesus. Chega-se ao ponto, inclusive, de dizer que não lhes restava sequer tempo para comer ou descansar (cf. Mc 6.31). O descano humano não é somente tirar férias para aliviar-se dos compromissos, mas também para restabelecer um ritmo de trabalho menos sufocante, acompanhado de tréguas com a família, com os amigos e…, obviamente, com Deus, no silêncio e na oração.
“Aprendam”: aprender é um verbo aparentado com a palavra “discípulo”. Jesus pede às pessoas se tornem seus discípulos, o que implica imitar o mestre e seguir suas pegadas (cf. 1Pe 2.21-23).
2. MEDITAÇÃO
O que o Senhor me diz no texto?
Na Eucaristia diária que celebra na Capela de Santa Marta, o Papa Francisco reflete sobre a humanidade de Jesus; para hoje, partilhamos o convite que ele nos faz para contemplar Jesus:
“Não é fácil para os cristãos viver segundo os princípios e as virtudes inspirados por Jesus. Não é fácil – disse o Papa na missa celebrada na manhã de 12 de Setembro em Santa Marta – mas é possível: basta contemplar Jesus sofredor, a humanidade sofredora e levar «uma vida escondida com Jesus em Deus.
«Só contemplando a humanidade sofredora de Jesus – repetiu –, podemos ser mansos como Ele. Não há outro caminho. Sem dúvida, deveríamos esforçar-nos por «procurar Jesus, pensar na sua paixão, no seu sofrimento, no seu silêncio manso. Este deve ser o nosso esforço”, enfatizou; «Ele pensará no resto e dar-nos-á o que nos falta. Mas nós devemos esconder a nossa vida com Cristo em Deus».
Portanto, para ser cristão é necessário contemplar sempre a humanidade de Jesus, o homem que sofre. «Como dar testemunho, não odiar o próximo, não tagarelar contra os outros? Contemplando Cristo sofredor: não há outro caminho», insistiu o papa, recordando que estas são as mesmas virtudes do Pai, «bom, manso e magnânimo, que nos perdoa sempre», e de Nossa Senhora, nossa mãe. Não é fácil, mas é possível. Recorramos à Virgem”.[1]
Agora perguntemo-nos:
Você acredita que vale a pena o esforço para ser manso e humilde como Jesus? Em que momentos você notou que o Senhor o ajudou a viver essa mansidão? Entrego a Jesus meus fardos, para que ele os torne mais leves?
3. ORAÇÃO
O que respondo ao Senhor me fala no texto?
Ó Jesus Cristo, bondoso
e humilde de coração,
no excesso de teu amor,
humilhas-te, fazendo-te obediente
até à morte de cruz.
Concede-nos,
Pai nosso, viver conforme
a bondade, obediência, caridade e mansidão de teu Filho.
Amém, Senhor Jesus,
por teu poder, e para tua glória.
São João Eudes
4. CONTEMPLAÇÃO
Como ponho em prática, me minha vida, os ensinamentos do texto?
Senhor Jesus, tu tornas minha carga leve!
Peço-te humildade para que sempre possa
entregar completamente em tuas mãos
cada um de meus problemas.
5. AÇÃO
Com que me comprometo para demonstrar mudança?
Perguntaremos a duas pessoas, com as quais temos muita confiança, a respeito de nossa atitude; pediremos que nos digam se agimos com humildade e em que ocasiões fomos orgulhosos. Isto servirá para tornar evidentes tais momentos e começarmos a melhorar.
“Não podemos fazer grandes coisas,
mas podemos fazer coisas pequenas com um grande amor”
Madre Teresa de Calcutá
[1] http://comunidadealicerce.com.br/papa-francisco/papa-destaca-contemplacao-da-paixao-de-cristo-e-docura-de-maria/#sthash.UJ0JgyzG.dpbs