O tesouro e a pérola…
31 de julho de 2024“De onde lhe vem essa sabedoria?”
2 de agosto de 20241º de Agosto, 5ª feira, Memória de Santo Afonso Maria de Ligório
Faça silêncio para escutar a Palavra. Aquiete seu coração.
Peça ao Espírito Santo que torne seu coração e sua vida abertos a acolher a Palavra de Deus. Que Ele te guia nesta leitura orante.
Leia o evangelho de Mateus 13,47-52
Leitura: o que o texto diz?
Com a parábola da rede lançada ao mar, Mateus encerra sua coletânea de dez parábolas apresentadas como um discurso de Jesus. Há bastante semelhança com a explicação da parábola do trigo e do joio. Esta curta parábola da rede refere-se ao juízo final. Os pescadores que separam os bons dos maus certamente não são os evangelizadores, mas os anjos, no fim do mundo, sob o critério de Deus.
Meditação: o que o texto me diz?
Somos chamados a estar no mundo e conviver com todas as pessoas. Nossa missão é dar testemunho da vida de Jesus e anunciar a Palavra de Deus que nos possibilita investir e partilhar o que temos, sejam coisas novas e velhas, para participar do Reino dos Céus. Estar a serviço do outro, acolher os que necessitam de ajuda, é que torna uma pessoa agradável a Deus. A vida em família enriquece as experiências de partilhas e encontros que transformam vidas.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor para que seja testemunha fiel do Reino de Deus. Que faça suas partilhas sem julgamento, pois, no final dos tempos, tudo será julgado por Deus.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Como ves a justiça que vem de Deus? De forma podes ser justo em sua vida cotidiana e pastoral? Como agir diante de tantas injustiças presentes no mundo?
Os ensinamentos dos evangelhos têm suas exigências. Jesus deixa clara que a busca do Reino dos Céus supõe a prática da justiça e do amor e o desapego das coisas materiais. Cada pessoa tem consciência do bem e do mal, e a sua escolha é livre. Mas a sua escolha de hoje determina o fim que a espera.
Ação: o que posso fazer do texto?
Seguir os valores do Evangelho no cotidiano da vida é o mais importante, Deus dará sua recompensa, amanhã. O reino de Deus requer de nós paciência e esmero a fim de que, gradualmente, possamos deixar com que o Senhor nos transforme no modelo que Ele pensou para nós.
Equipe Lectionautas