Jesus é o semeador da boa semente
30 de julho de 2024O Reino dos céus é como uma rede lançada ao mar..
1 de agosto de 202431 de julho, 4ª feira, Memória de Santo Inácio de Loyola
Faça silêncio para escutar a Palavra. Aquiete seu coração.
Peça ao Espírito Santo que torne seu coração e sua vida abertos a acolher a Palavra de Deus. Que Ele te guia nesta leitura orante.
Leia o evangelho de Mateus 13,44-46
Leitura: o que o texto diz?
O Evangelho de hoje recolhe duas pequenas parábolas de Jesus: uma do tesouro e outra da pérola. Elas nos situam frente a uma experiência desencadeante de vida, frente à surpresa de Deus, e assim expõem e põem em marcha o caminho do Reino. Elas também nos situam diante da máxima riqueza e exigem, ao mesmo tempo, o maior desprendimento.
Meditação: o que o texto me diz?
O que transforma os homens desta parábola não é o tesouro ou a pérola em si, mas a atitude e a decisão que tomam, atraídos por eles. É um tesouro e uma pérola que exigem uma transformação do antigo e conhecido passado para um novo e desconhecido futuro.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Converse com Deus sobre tua capacidade de buscar os bens mais preciosos desta vida: os valores do Reino e a felicidade que é estar próximo do Senhor.
Peça ao Senhor, por intercessão de Santo Inácio de Loyola, a coragem para discernir o que é realmente mais valioso para sua vida.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Você já encontrou o seu tesouro, a sua verdadeira alegria? Qual é o seu maior amor?
Ação: o que posso fazer do texto?
“Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.”. O agricultor e o comprador têm muito a nos ensinar. Arriscar tudo por causa do Reino de Deus é o que o Senhor espera de nós. Assume com coragem a busca por aquilo que realmente te traz a felicidade. Vai com alegria em busca dos teus projetos que só se realizam no tesouro mais valioso e na pérola mais preciosa que encontramos na vida: Deus e sua proposta de vida.
Equipe Lectionautas