A Palavra de Jesus nos conduzirá a vida eterna
7 de abril de 2022Apesar de tantos sinais muitos não veem
9 de abril de 20225ª SEMANA DA QUARESMA
Sexta – 08/04/22
Jo 10,31-42 – O que trago nas mãos?
- Leitura: O que o texto diz?
Novamente querem apedrejar Jesus e desta vez o acusam de blasfêmia, pois Ele se diz Filho de Deus, sendo apenas um homem. Jesus questiona sobre suas boas obras e até pergunta se é por causa delas, que O querem apedrejar. Jesus que fez tantas coisas maravilhosas, afirma que tudo o que fez demonstra que Ele está ligado ao Pai e que se relutam em crer nisto, precisam reconhecer que as boas obras têm origem no Pai. E os judeus insistiam com as pedras. A confiança em Deus é tamanha que Jesus continua cumprindo sua missão e segue seu caminho.
- Meditação: O que o texto me diz?
Que incansavelmente Deus realiza grandes obras em nossas vidas e nós ignoramos tais ações. Jesus está em nosso meio e os seus sinais demonstram sua presença e inúmeras vezes agimos como se Ele não existisse. Questionamos Jesus e quantas vezes agimos em desacordo com seus ensinamentos, o que nos lembra as pedras. A falta de fé daqueles homens pode ser vista em nós, porque parece que tudo que Jesus realiza em nossas vidas não é enxergado, não é sentido, não é reconhecido.
- Oração: O que o texto me faz?
O texto nos faz sentir envergonhados de nossa mesquinhez, que insiste em não nos permitir crer em Jesus como o Filho amado de Deus. Os sinais de sua presença em nossas vidas são claros, mas parece que existe um nevoeiro que nos impede de ver a clareza destes gestos de compaixão, desta presença forte e firme e deste amor que nos permeia. Senhor, que possamos ter atitudes que eliminem as pedras de nossas mãos, reconhecendo em Ti, o Filho amado disposto a tudo para a salvação de todos!
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Nos faz querer uma mudança: reconhecer em Jesus o Salvador, reconhecer que tudo o Ele faz é por nós, não por Ele, reconhecer que nós precisamos deste Mestre e Senhor, que nada somos sem Ele, reconhecer que todas as suas boas obras em nossas vidas são para nos resgatar, nos fazer felizes e mais perto do Projeto do Pai. Deixemos as pedras do pecado no chão e caminhemos construindo o Reino de Deus.
- Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Uma proposta bem simples: que tal olhar para nossas mãos, agora (pausa). O que elas carregam? Pedras ou flores? Só recebemos flores de Jesus, mesmo que nossa fé não nos permita enxergar com clareza. Não podemos carregar pedras, portanto deixemo-las no chão e vamos ser melhores hoje do que fomos ontem e acreditar que amanhã seremos melhores que hoje. Nossas mãos fazem o bem que queremos, por isto rezemos e busquemos fazer sempre o bem como nosso Mestre e Senhor, nada menos. Semear o bem será sempre a melhor função para nossas mãos.
Suzy Aparecida Carvalho Miranda Ferreira – Diocese de Luz-MG