Qual a intenção da minha busca? (João 6, 22-29)
11 de abril de 2016Que toda pessoa que vê o FIlho tenha a vida eterna (Jo 6, 35-40)
13 de abril de 2016“Eles disseram:
— Que milagre o senhor vai fazer para a gente ver e crer no senhor? O que é que o senhor pode fazer? Os nossos antepassados comeram o maná no deserto, como dizem as Escrituras Sagradas: “Do céu ele deu pão para eles comerem.”
Jesus disse:
— Eu afirmo a vocês que isto é verdade: não foi Moisés quem deu a vocês o pão do céu, pois quem dá o verdadeiro pão do céu é o meu Pai. Porque o pão que Deus dá é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
— Queremos que o senhor nos dê sempre desse pão! — pediram eles.
Jesus respondeu:
— Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede.”
A multidão quer ver pra crer. E continua pedindo pão. Que tremenda e insaciável fome ela tem! Que tremenda fome têm multidões de pessoas ao nosso redor! Quem são elas? Contemplar seus rostos. Ouvir o que dizem. Sentir seu clamor. Por que tanta fome?
Ver também a multidão faminta dentro de mim. Tem fome de que? Tem sede de que?
Jesus conhece essa fome. E sabe que o que vem trazer pode revolucionar uma sociedade ainda marcada pela fome. Acabar com a fome transformando os corações de quem retêm o seu e o do irmão por outros tipos de fome insaciáveis. E a partir dos corações mudar as estruturas, gerando o Reino de Deus.
Diante desse projeto tão grande do Pai, Jesus não para no que lhe pedem. Jesus não dá o que eles querem. Dá o que veio para dar e eles precisam. E continua em frente, anunciando para uma mudança de mentalidade. “Quem dá o verdadeiro pão do céu é o meu Pai. Porque o pão que Deus dá é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.” Essa é a sua missão, gerar vida plena, vida em abundância.
A convicção de Jesus começa a transformar o clamor da multidão, já a faz pedir esse algo mais que Ele vem trazer. É o princípio de saciedade da fome que vai além. “Senhor, dá-nos sempre desse pão!”
Que essa seja também a nossa prece. Senhor, dá-me o pão que gera vida de verdade. Senhor, alimente-me com a Sua missão, de forma que eu também aprenda a fazer não o que me pedem, mas o que precisam e sou enviada a fazer.
E deixar que a resposta de Jesus nos convide a uma vida de maior comunhão e intimidade com Ele, a uma vida que busca nEle a Sua fonte. “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede.”
Tania Pulier, comunicadora social, membro da Família Missionária Verbum Dei e da pré-CVX Cardoner.