Ensina-nos a orar (Lucas 11, 1-4)
5 de outubro de 2016Admirada, ficou pensando no que ele queria dizer (Lc 1,26-38)
7 de outubro de 2016Então Jesus disse aos seus discípulos:
— Imaginem que um de vocês vá à casa de um amigo, à meia-noite, e lhe diga: “Amigo, me empreste três pães. É que um amigo meu acaba de chegar de viagem, e eu não tenho nada para lhe oferecer. ”
— E imaginem que o amigo responda lá de dentro: “Não me amole! A porta já está trancada, e eu e os meus filhos estamos deitados. Não posso me levantar para lhe dar os pães. ”
Jesus disse:
— Eu afirmo a vocês que pode ser que ele não se levante porque é amigo dele, mas certamente se levantará por causa da insistência dele e lhe dará tudo o que ele precisar. Por isso eu digo: peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate. Por acaso algum de vocês será capaz de dar uma cobra ao seu filho, quando ele pede um peixe? Ou, se o filho pedir um ovo, vai lhe dar um escorpião? Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai, que está no céu, dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!
Oração:
Querida Trindade, Maria, que bom é poder estar esse tempo com vocês. Obrigado por me chamar a viver esse momento de oração e por acolher-me com tanto carinho. Peço a ti Espirito Santo que conduza esse momento de diálogo, que mais do que eu possa falar, meu coração esteja aberto para ouvir o que me tens a dizer hoje.
Jesus continua a nos ensinar a orar, dialogar com a trindade. Hoje nos ensina a abrir nosso coração ao Pai, de maneira intima, serena, verdadeira e persistente. Nos ensina a pedir o pão nosso de cada dia, aquilo que necessitamos hoje.
Não é que, precisamos pedir porque o Pai não sabe nossas necessidades, ou que ele nos quer ver humilhados implorando algo… pelo contrário. O que sinto, é que ele deseja que nos aproximemos dele, que abramos nosso coração com toda confiança. Mais que qualquer pessoa o Pai nos conhece e nos pode ajudar, não importa qual seja nossa necessidade. Ele o fará como aquele que mais me conhece e ama, mais até que eu mesmo!
O Pai quer nos escutar, o que temos para dizer a Ele hoje? O que eu não posso dizer ou desabafar com mais ninguém e que posso compartilhar com Ele? Aproximemos dele com um coração aberto e humilde para ter com Ele uma relação intima, inigualável e insubstituível, que não posso ter com mais ninguém e ouvir dele as respostas que busco.
Refletindo um pouco mais posso perceber que as vezes, ou quase sempre eu não sei como pedir, e o que realmente preciso pedir. Fico no superficial com que o meu egoísmo me permite ver e não me atento ao que realmente estou necessitando. O que venho pedindo que é fruto do meu egoísmo?
O evangelho de hoje termina dizendo que o Pai nos dará aquilo que precisamos. Nos dará o Espirito Santo. Com ele nos teremos sabedoria para discernir o que é realmente necessitamos, o certo do errado, a paciência para esperar o tempo de Deus, a coragem para ir sempre adiante e a fortaleza para fazer o que é necessário sem desistir no caminho e principalmente o AMOR para entendermos que Deus quer habitar em nós e nos fazer instrumentos, para poder atender tantos pedidos de tantos filhos.
Concede-nos o Pai a graça de receber o teu Santo Espirito e que seja ele quem conduza minha vida, e assim eu seja um operário na construção do teu reino que também é nosso. Maria, mãezinha querida, seja nossa companheira e protetora e nos ensine a ouvir, tu que eres plena no Espirito.
Amém!
Willian M. da Fonseca – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte.