Luz para nossa cegueira (Mt 9,27-31)
7 de dezembro de 2018Deus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos
11 de dezembro de 2018Quando Isabel estava no sexto mês de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento contratado com um homem chamado José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria. O anjo veio e disse: Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você. Porém Maria, quando ouviu o que o anjo disse, ficou sem saber o que pensar. E, admirada, ficou pensando no que ele queria dizer. Então o anjo continuou: Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará. Então Maria disse para o anjo: Isso não é possível, pois eu sou virgem! O anjo respondeu: O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus. Fique sabendo que a sua parenta Isabel está grávida, mesmo sendo tão idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está no sexto mês de gravidez. Porque para Deus nada é impossível. Maria respondeu: Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer! E o anjo foi embora.
Maria é outra representante da comunidade dos pobres que esperam pela libertação.
O convite da oração de hoje é para sermos como Maria, estar inserido (a) de maneira ativa entre aqueles que esperam por libertação… Ser como Maria seria muita pretensão da nossa parte, mas como bons cristãos somos chamados a tê-la como modelo, ela era temente a Deus. Ela nos ensina a temer a Deus, não por medo da punição, mas por compreendermos que sem a sua presença e o seu amor, não somos nada! Como nos diz na primeira leitura de hoje que é a chave para compreendermos o evangelho: “Javé Deus chamou o homem: Onde está você?” Penso que devemos buscar a resposta para essa pergunta todos os dias e reafirmar a nossa dependência dele. Por que a autossuficiência é que dá origem a todos os males; quando nos tornamos autossuficientes nos afastamos dos projetos de Deus e fazemos o nosso próprio projeto, vida em abundância só para si mesmo…
Maria segue noutra direção, apesar dos seus planos, das suas necessidades; ela se coloca pronta para escutar o anjo, sente-se incomodada, fica preocupada e se pergunta o que saudação queria dizer, mas acolhe por que provavelmente ela em sua simplicidade nutria um desejo profundo de salvar a humanidade, ela é obediente, não pensa apena em si mesma e nos seus, mas em todos…
Maria é um modelo da humanidade criada e querida por Deus, é vida que gera vida; é o nosso modelo de serva atenta, fiel e disposta a se entregar pelo Reino. Nesse momento me veio à cabeça o trecho de uma musica que eu gosto muito e que vai ao encontro da reflexão de hoje, ela diz assim: “Maria em sua pequenez descansou o olhar de quem é todo poderoso.” De fato é o que contemplamos na cena do evangelho de hoje.
Peçamos a Trindade Santa a Graça de pertencermos ao grupo dos pequenos e nos colocar a serviço uns dos outros a exemplo de Maria para participarmos dos planos de salvação queridos por Deus. Glória ao pai, ao filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio agora e sempre, pelos séculos dos séculos amém.
Agostinho Augusto – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte MG.