Maria e a anunciação do anjo
8 de dezembro de 2021A indiferença do povo como as crianças nas praças
10 de dezembro de 2021QUINTA-FEIRA (09/12/21)
Mt 11, 11-15 – O menor no Reino dos Céus
- Leitura: O que o texto diz?
Jesus fala de João Batista como um dos maiores homens que existiu. Mas Jesus diz que nem ele e nenhum dos profetas pôde viver a experiência do Reino, aqui e agora. João Batista é colocado por Jesus, como tantos profetas, que sofreram perseguição e violência pela tirania do poder opressor.
- Meditação: O que o texto me diz?
A experiência é que Jesus fala a multidão dessa presença do Reino na sua Pessoa. Ele marca definitivamente a aliança com seu Sangue e seu Corpo, até o dia que beberemos no Reino de Deus do manancial da Vida sem fim. O lugar da sua presença é no caminho da vida, em cada porta que se abra para celebrar a liturgia do Mistério Pascal. O Reino é a experiência do já e ainda não, onde muitos profetas apontaram para isso e inclusive João Batista.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
Que a Eucaristia é sinal da vida de Jesus que se entregou por nós. Ali, se esvaziou para nos enriquecer. Eu tenho que responder a esse gesto de sacrifício, me fazendo um doador da vida que recebo de Jesus. Lembrando-me da sua vida e seus ensinamentos, seus embates contra o pecado, a acolhida do pecador e sua Misericórdia com todos. A pequenez no Reino de Deus é grandeza de alma. Que eu seja pequeno e Cristo tudo! Converse com o Senhor sobre isso.
- Contemplação: o que o texto faz em mim?
Rezar e encontrar repouso no Senhor e vencer a tentação, a ação do maligno que contrapõe a presença do Reino. Ser firme no compromisso do Amor de Cristo e acreditar nesse Reino. A Eucaristia é força para minha vida espiritual e dela recebo a missão de oferecer Jesus ao mundo pelo meu coração. Jesus faz do pão e do vinho o memorial do Seu Corpo e do Seu Sangue que me fortalece.
- Ação: o que posso fazer do texto?
A convocação é para a oração. Desafio de colocar-se como pequeno diante da imensidão dessa força do Reino. Fortalecer a oração individual, me questionar sobre os locais e momentos que me retiro para esse encontro com o Senhor, sobretudo a participação na Santa Missa e Adoração: me favorecem para um fortalecimento? Estão me fazendo bem? Algo rouba minha paz e o lugar de Jesus dentro de mim? Sentir a presença inteira de Jesus no nosso coração. Já é o Reino, aqui entre nós, comunidade, sentido por outros?
Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, padre da diocese de Luz-MG, membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2.