O menor no Reino dos Céus
9 de dezembro de 2021Jesus e a crítica aos mestres da lei
11 de dezembro de 2021SEXTA-FEIRA (10/12/21)
Mt 11, 16-19 – A Indiferença do povo como as crianças nas praças
- Leitura: o que o texto diz?
Jesus faz uma comparação, diante da multidão, entre a indiferença das pessoas deste tempo e o chamado de Deus por João Batista e o Filho do Homem. A crítica pelo qual amos passaram. Aqueles que receberam a visita e a mensagem rejeitaram e criticaram. Jesus compara a atitude de crianças manhosas nas praças.
- Meditação: O que o texto me diz?
Olhe para o texto e perceba que o texto diz sobre a dimensão do ensinamento de Jesus e perceba que nos questiona sobre nossa atitude. Será de FÉ ou LAMENTAÇÃO? A presença de Deus deve nos ajudar a sair de nós mesmos e enfrentar nossas RESISTÊNCIAS E ESQUEMAS de como a Graça de Deus acontece em nosso meio. Ela vem de meio muito mais ordinário que pensamos, ou seja, comum e acessível a todos.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
A Palavra de Jesus é central no Evangelho. O texto me leva a RECONHECER a verdadeira identidade e missão de Jesus. Eu me coloco diante d´Ele como discípulo e ouvinte da Sua Palavra e enfrento a tentação da resistência e falta de conversão. Converse com Senhor também sobre o seu modo de perceber os sinais de sua presença no cotidiano da vida.
- Contemplação: o que o texto faz em mim?
O amor de Jesus me faz enxergar o verdadeiro autor da minha Salvação. O Senhor é aquele que está no meio de nós vivo e nos impele a conversão diária para abraçar sua Boa Nova.
- Ação: o que posso fazer a partir do texto?
“Se Deus viesse à nossa porta, como seria recebido? Aquele que bate à nossa porta, em busca de conforto para a sua dor, para o seu sofrimento, é um outro Cristo que nos procura”, nos questiona a Santa Irmã Dulce dos Pobres. Hoje, a sugestão da ação é ouvir um pouco dessa frase e visitar esse texto do Evangelho ao longo do dia, procurando entender o que o Senhor fez por nós, para que hoje nosso coração se torne disponível a Deus e ajude alguém que precise de nossa ajuda. A falta de fé e a indiferença não fazem parte da Boa Nova de Jesus.
Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, padre da diocese de Luz-MG, membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2.