
Quem procura, encontra…
9 de outubro de 2025
Feliz o que ouve a Palavra e a coloca em prática
11 de outubro de 2025
10 de Outubro, 6ª feira, 27ª semana do Tempo Comum
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 11,15-26
Leitura: O que o texto diz?
No Evangelho de hoje Jesus, utilizando seu poder que vem de Deus, expulsa um espírito impuro que roubava a liberdade do ser humano, proporcionando a ele a cura desse mal. Muitos não entenderam. Outros pediam-lhe um sinal do céu.
Meditação: O que o texto me diz?
No tempo de Jesus, muitas vezes era difícil para os discípulos entenderem os ensinamentos dele. Muitas vezes, embora tenhamos o Espírito de Deus em nós, também temos dificuldades de entender as palavras do Evangelho, de trazer para a nossa realidade os ensinamentos de Jesus. Precisamos pedir ao Espírito Santo que ilumine nossas mentes, e não nos deixe confundir Jesus com o espírito do mal, o Beelzebu.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça sempre ao Senhor que lhe envie o Espírito Santo para que possas compreender as Palavras de Jesus fazendo um bom discernimento.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Que evidências você encontra de que o Reino de Deus está aqui e agora? Como vives a sua construção, ativa e comprometidamente, aqui e agora?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Depois que o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas”, diz o evangelho. No tempo de Jesus, a mudez, como outras enfermidades, era considerada possessão demoníaca. O mal impede as pessoas de falar, de falar bem. O mal distorce e perverte a linguagem do ser humano. A Palavra foi dada por Deus ao ser humano para que ele fale ao seu Criador, mas ela pode causar divisões quando mal utilizada. Precisamos estar atentos, pois é o Espírito Santo de Deus que habita em nós.