Felizes os que testemunharam a promessa…
26 de julho de 2024Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os
28 de julho de 202427 de julho, sábado, 16ª semana do Tempo Comum.
Faça silêncio para escutar a Palavra. Aquiete seu coração.
Peça ao Espírito Santo que torne seu coração e sua vida abertos a acolher a Palavra de Deus. Que Ele te guia nesta leitura orante.
Leia o evangelho de Mateus 13,24-30
Leitura: o que o texto diz?
A parábola do Joio e o trigo contada por Jesus no evangelho de hoje é provocativa. O ser humano vive marcado por polos opostos: luz e escuridão, céu e terra, fragmentação e unidade, espírito e instinto, amor e agressividade, solidão e vida comum, medo e desejo, proximidade e distanciamento, razão e sentimento, sagrado e profano, animus e anima…, trigo e joio.
Meditação: o que o texto me diz?
O trigo e o joio não nascem em campos diferentes, nem dividem as pessoas em dois grupos: bons e maus. Trigo e joio habitam juntos em cada coração humano. Somos carregados de fragilidades, limitações… Os dois dinamismos (trigo e joio) fazem parte de nossa constituição humana. Enquanto vivermos, o joio se fará presente no campo do nosso interior. Isso nos impõe humildade e nos protege de uma dureza falsa em relação a nós mesmos e aos outros. E confiamos no fato de que o trigo é mais forte do que o joio e de que o joio poderá ser separado na colheita.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que ajude a conviver e aceitar o joio e o trigo que vivem dentro de você e que isso te faça mais humano.
Peça ao Senhor que te livre de ver a realidade dividida em duas: bom ou mal, trigo e joio. Que assim ele te ajude a não ser juiz implacável que “salva” ou “condena” os outros. Peça também que ele te dê paciência e mansidão diante do joio e trigo que moram no seu coração.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Reflita: Frente ao “joio” presente em seu interior, que atitudes assume: autojulgamento? moralismo? intransigência? E frente ao “outro”, que “pensa, sente e ama de maneira diferente”, como você se situa?
Ação: o que posso fazer do texto?
“Deixai crescer um e outro até a colheita!”, diz a parábola de hoje. A melhor resposta é dar a oportunidade para que o trigo amadureça; a melhor solução é abrir possibilidade para que o joio seja transformado. É questão de saber esperar. E disso, o amor é especialista.
Equipe Lectionautas