“Para que todos os que Nele crerem tenham a vida eterna”
14 de setembro de 2022“mulheres que ajudavam a Jesus”
16 de setembro de 202215 de Setembro de 2022 – Memória de Nossa Senhora das Dores
Jo 19, 25-27 – “o discípulo a acolheu consigo”
- Leitura: O que o texto diz?
O cenário perto da Cruz é de desolação e tristeza. Apesar do consolo definitivo que o Senhor entrega aos seus amados, ele ainda entrega algo mais: a sua própria mãe.
- Meditação: O que o texto me diz?
Ser discípulo de Jesus é acolher para si tudo aquilo que o Mestre ensina. E quem mais capacitada para ensinar a seguir Jesus senão a sua própria mãe?
O discípulo a quem Jesus ama somos todos nós pessoalmente. Seu amor é o mesmo para todos e sua Mãe é mãe de todos. Ela ensina a coragem nos momentos de tormento. Ela não se afasta da Cruz, mas fica ali, junto e de pé.
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Faze, ó Mãe, fonte de amor, que eu sinta em mim Tua dor, para contigo chorar. Ó Santa Mãe, por favor, faze que as chagas do amor, em mim se venham gravar. Que a Santa Cruz me proteja, que eu vença a dura peleja, possa do mal triunfar.
(reze aquilo que deseja o seu coração)
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Sabendo do imenso amor do Senhor e do amor de sua mãe por cada um de seus filhos, hoje se renova o amor a Maria, a mãe de Jesus que fica sempre firme diante das provações e não desiste da vida, mesmo em momentos de morte.
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Assim como Maria foi corajosa e esteve de pé na maior dor de sua vida, hoje enfrente sua dor mais profunda sabendo da assistência da Mãe de Jesus.
Que você cresça espiritualmente!
Antonio C. dos Santos Jr. Seminarista diocesano da etapa da Configuração e membro da Equipe Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa-PR.