
“Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão…”
13 de setembro de 2022
“O discípulo a acolheu consigo”
15 de setembro de 2022
Detailed vector file fully editable and scaleable to any size can be easily recoloured. To modify this vector file you will need vector editing software
14 de Setembro de 2022 – Festa da Exaltação da Santa Cruz
Jo3, 12-17 – “para que todos os que Nele crerem tenham a vida eterna”
- Leitura: O que o texto diz?
A Festa da Exaltação da Santa Cruz nos recorda a dedicação das basílicas em Jerusalém sobre o Gólgota e o Santo Sepulcro. Esta festa está ligada a outros fatos históricos uma vez que Deus se manifesta da História, mas o importante que se ressalta é o significado da Cruz.
Já prefigurada no Antigo Testamento por sinais diversos, como, por exemplo, a árvore que deu o fruto ligado ao surgimento do pecado, agora a Cruz é árvore que dá o fruto da Salvação, como o foi aquele mastro erguido com uma serpente de bronze por Moisés que salvava aqueles que eram atacados pelas serpentes venenosas.
A cruz definitivamente é sinal de Salvação que o próprio Senhor a instituiu. Ele foi elevado na cruz para que todo aquele que nele crer tenha a vida eterna.
- Meditação: O que o texto me diz?
Deus amou o mundo. Sim. Deus amou o mundo e com isso Jesus diz a Nicodemos que todas as coisas criadas são amadas por Ele, tudo o que compreende a pessoa e suas relações. Ele não se importa com nossos pecados e limitações. A nós caba crer Nele e esse crer leva-nos a corresponder com o mesmo amor até que as imperfeições sejam somente uma pequena parte em nós.
Crer está além de uma simples confiança. É uma verdade em cada ser humano que se realiza plenamente na vida em comunidade. O que “eu” creio individualmente é validado num Povo que crê. Quando crianças, temos um jeito de crer, temos uma imaginação de quem é Deus, mas ao crescermos e conhecermos melhor a Palavra e a Igreja descobrimos quem é Deus e percebemos que é Alguém além do que imaginamos, porque é Alguém concreto e atuante na vida do mundo.
Crescer na experiência de crer é algo maravilhoso, pois cada vez mais mergulhamos no mistério da Revelação de nosso Senhor que foi elevado na Cruz para provar o tamanho do seu amor até as últimas consequências.
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Pense nalguns instantes o que significa a cruz para você e a partir deste símbolo, que talvez você o tenha por perto, olhe para ele, beije, dê um destaque para ele dentro da sua casa ou ambiente de trabalho, sabendo que você está vivendo a Salvação que Deus oferece a todos e a esse amor de Deus, você quer dedicar-se.
(reze aquilo que deseja o seu coração)
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Infelizmente o símbolo da Cruz é deturpado por outras linhas de religiosidade ou ideologias, mas isso não interfere na vida de quem sabe o que significa a cruz. Sabendo do amor com que Deus amou o mundo, também nós, tocados por esse amor, nos dedicamos a amar a Deus e sua Criação. Mais do que exaltar a cruz, somos chamados a carregar as nossas e com alegria, pois essa é a condição de seguimento do Senhor. Seguir Jesus é seguir seus passos até o amor último. Estamos dispostos?
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
A Cruz é o símbolo máximo do perdão, apesar de ter sido sinal de condenação. Se há alguém a quem você tem condenado no coração e eleve-se a atitude do perdão.
Que você cresça espiritualmente!
Antonio C. dos Santos Jr. – Seminarista diocesano da etapa da Configuração e membro da Equipe Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa-PR.