João 7,1-2.10.25-30
31 de março de 2017O olhar amoroso de Jesus
3 de abril de 2017Muitas pessoas que ouviram essas palavras afirmavam:
— De fato, este homem é o Profeta!
Outros diziam:
— Ele é o Messias!
E ainda outras pessoas perguntavam:
— Mas será que o Messias virá da Galileia? As Escrituras Sagradas dizem que o Messias será descendente de Davi e vai nascer em Belém, onde Davi morou.
Então o povo se dividiu por causa dele. Alguns queriam prender Jesus, mas ninguém fez isso.
Os guardas voltaram para o lugar onde estavam os chefes dos sacerdotes e os fariseus, e eles perguntaram:
— Por que vocês não trouxeram aquele homem?
Eles responderam:
— Nunca ninguém falou como ele!
Então os fariseus disseram aos guardas:
— Será que vocês também foram enganados? Por acaso alguma autoridade ou algum fariseu creu nele? Essa gente que não conhece a Lei está amaldiçoada por Deus.
Mas Nicodemos, que era um deles e que certa ocasião havia falado com Jesus, disse:
— De acordo com a nossa Lei não podemos condenar um homem sem ouvi-lo primeiro e descobrir o que ele fez.
— Por acaso você também é da Galileia? — perguntaram eles. — Estude as Escrituras Sagradas e verá que da Galileia nunca surgiu nenhum profeta.
E cada um voltou para sua casa.
Oração:
Querida Trindade como é bom poder ter esse momento com vocês. Gostaria de agradecer mais essa oportunidade, onde me recebem com carinho e me escutam com atenção e o amor de sempre. Quero me colocar na suas mãos para que me possam guiar. Dá-me a graça da confiança, para que eu possa me abandonar por inteiro a sua vontade e muita força e coragem para realizá-la.
A palavra de hoje nos apresenta um povo que viu e ouviu a Jesus. Certamente ele falava do reino, com sabedoria e autoridade, que só Ele tinha. Me chama a atenção as diferentes reações que cada um que ali estavam tiveram. Alguns foram tocados por suas palavras e creram. Outros o viam como charlatão. Talvez outros ficaram divididos… Hoje também não é assim? Jesus continua a falar, continua a anunciar o reino de muitas formas, as mais distintas possíveis. E então podemos nos perguntar: Com qual das pessoas narradas no evangelho de hoje me identifico ao ouvir Jesus, que anuncia o reino e nos chama a uma conversão profunda? Me identifico com os que eram tocados por suas palavras? Ou me identifico com os que o ignoravam?
“Então o povo se dividiu por causa dele”. Essa frase da narração me salta aos olhos. As palavras e a presença de Jesus dividiu os que lhe escutavam. E hoje, também não é assim? Fico me perguntando então. Mas não seria Ele o único capaz de unir a todos? De Congregar todos os povos em um só amor? Entendo que sim, mas precisamos abrir nossos olhos e ouvidos para isso. As vezes estamos como aquelas pessoas da narração. Estamos diante de Jesus, olhando para Ele mas com os olhos cheios de cisco, com um fone no ouvido e com o coração cheio de impurezas e não deixamos suas palavras penetrarem nosso ser.
“Nunca ninguém falou como Ele.” Estas serão nossas palavras também um dia, quando nós formos capazes de olhar para Jesus com os olhos limpos, de ouvi-lo com atenção e quando tivermos nosso coração aberto e livre para que suas palavras possam germinar nele. Então sentiremos sua presença viva e real nas nossas vidas. Seremos seus amigos e com Ele estaremos dispostos a trabalhar na construção do reino e até a entregar com Ele nossa vida se for preciso.
Pode ser que muitos de nós que ainda não podemos falar como os guardas do templo: “Nunca ninguém falou como Ele.” Ainda nos encontramos com os olhos fechados, os ouvidos ocupados e os corações cheios. Peçamos ao Espirito Santo que nos ilumine e nos mostre o caminho para que possamos limpar nossos olhos, ouvidos e corações. Para que ele nos inspire a colocar os meios para que Jesus possa se manifestar em nossas vidas e assim tenhamos um encontro pessoal e íntimo com Ele.
Maria, mãezinha querida quero te pedir sua companhia amorosa nessa caminhada. Me ajude compreender, amar e a seguir Jesus como o fizeste com perfeição. Ensina-me a ter uma escuta atenta e obediente, mesmo nos momentos de perturbação.
Amém
Willian M. da Fonseca – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte.