“José levantou-se, pegou o menino e sua mãe, entrou na terra de Israel”
30 de dezembro de 2022“Quanto a Maria, guardava todos estes fatos e meditava sobre eles em seu coração”
1 de janeiro de 2023Sábado, DIA: 31/12/2022 7º dia na Oitava de Natal
“No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus”
Espírito Santo de Deus, inspira e capacita-nos a reconhecer e acolher a presença da Palavra em nossa vida.
EVANGELHO: JOÃO 1, 1-18
Leitura. O que diz o texto?
No domingo, Festa do Natal do Senhor Jesus Cristo, refletimos o evangelho de João. Hoje retornamos a ele aprofundando a beleza do mistério da encarnação que é imenso, sem fim… Estendendo o dia, celebramos a Oitava do Natal, a Festa do Nascimento de Jesus, que deve ser vivida permanentemente. Com este olhar vejamos o que o texto nos diz. “No princípio já existia a Palavra, a Palavra estava com Deus, era Deus, se fez homem e habitou entre nós”. Deus que existe desde o princípio, se manifesta como luz, como pessoa humana em Jesus. É processo a manifestação de Deus, João prepara o caminho para a verdadeira luz que é Jesus, contudo nem todos creem e acolhem o “Filho único de Deus cheio de graça e verdade”. Quem acolhe a luz que é Jesus, recebe dele a graça de se tornar Filho de Deus e por meio Dele, Deus se dá a conhecer. Hoje, ao reler o texto, qual versículo mais chama a sua atenção?
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Deus que é mistério sem fim, não é distante. Que beleza infinita é a encarnação. É amor, por isso, proximidade. Ele deseja se comunicar conosco, ficar juntinho de nós, em nós. Em Jesus, é Deus mesmo quem se dá a conhecer para Nele, nos tornarmos filhos e irmos crescendo e caminhando continuamente para dentro do seu amor, do seu mistério de salvação. Pensemos: Qual versículo ou palavra falou forte para a nossa vida hoje?
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Querido Deus, fazendo memória da beleza terna e frágil da tua presença no Menino Jesus, nosso coração explode de alegria e gratidão: és “Emanuel, Deus conosco”. Em cada momento, seja alegre ou desafiador, és amor acolhedor e presença fortalecedora. Capacita-nos a seguir teu exemplo, a sair para fora de nós, ir ao encontro e ser presença no coração da humanidade, especialmente dos que mais necessitam. Coloquemos no colo de Deus nossa gratidão e fragilidades.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Nesta semana fizemos a memória estendida do Natal de Jesus, refletimos a importância de vivenciarmos as graças do nascimento do Deus Menino que, para nos salvar se encarnou em nossa humanidade. Como temos experimentado o mistério da encarnação em minha vida?
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Viver o mistério da encarnação é vivenciar a salvação, os gestos concretos de fraternidade, proximidade, encontro, amor e, que nesse período do ano se fazem tão fortes, estendê-los durante todos os dias do Novo Ano. Qual gesto podemos priorizar para testemunhar a acolhida da presença da luz de Deus em nossa vida?
Ana Angélica Ribeiro – Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2