“Meus olhos viram a tua salvação”
29 de dezembro de 2022“No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus”
31 de dezembro de 20226ª FEIRA 30-12-2023 – 6º dia na oitava de Natal – Festa da Sagrada Família: Jesus, Maria e José,
“José levantou-se, pegou o menino e sua mãe, entrou na terra de Israel.”
Trindade Santa, ajuda-nos a escutar, discernir, praticar tua palavra e vivermos, fraternalmente, como família!
EVANGELHO: Mateus 2,13-15.19-23
Leitura. O que diz o texto?
Lembramos o texto da 4ª feira quando, após a visita dos Magos, José é orientado a fugir para o Egito com Maria e o Menino para preservar sua vida. Seguimos hoje um pouco mais. Após a morte de Herodes, José novamente orientado para retornar à Israel, Ele segue para Nazaré, na Galileia. Retomemos o texto e observemos qual versículo ou palavra mais nos chama a atenção…
Meditação.O que Deus nos diz através desse texto?
A família de Nazaré: o Menino, Maria e José, desde o início são exemplo de fé. É peregrina, desde sua formação enfrenta desafios mas, se coloca confiante nas mãos de Deus que conduz o caminho. Não abandona jamais. Cuida, conduz… José é todo silêncio, escuta ativa. Pai zeloso, protetor, atento às necessidades da família e à voz de Deus. Maria é companheira, atenta à Palavra. Qual característica desta família mais nos interpela?
Oração.O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, que beleza é experimentar a alegria do teu amor e presença! A Família de Nazaré é exemplo de força nas dificuldades que todos enfrentamos, amor que cuida e perseverantes na confiança em vós. Ajuda-nos a caminhar, fiéis na escuta, no discernimento e na prática da vossa vontade. Nossa família, vossa é! Apresentemos a Deus, nosso Pai/Mãe, com gratidão a maior alegria e com confiança o maior desafio da nossa família doméstica.
Contemplação.O que o texto faz em mim?
Olhar para a família de Nazaré é contemplar a Família original, escolhida e chamada por Deus. Maria, José atraíram o olhar divino, pois em cada um, Deus já habitava por meio do amor, da humildade, da escuta e fidelidade. A experiência da família de Nazaré inspira nossa vida de família cristã. O que a Palavra de hoje suscita para nossa vivência como e em família?
Ação:O que eu posso fazer a partir do texto?
Inspirados pela escuta e prontidão da Sagrada Família, com nossas atitudes no seio familiar, possamos gerar e frutificar na família humana a disposição para ouvir e praticar a Palavra de Deus, discernir e andar nos caminhos indicados pelo Senhor. O que precisamos viver na família doméstica como prioridade? Qual atitude precisamos assumir para viver fraternalmente, enriquecendo a convivência humana?
Ana Angélica Ribeiro – especialista em Catequese e membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2