“Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”
21 de maio de 2020“O Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes”
23 de maio de 2020Lectio divina. 22 ̸ 05 ̸ 20 (6º semana. do tempo pascal)
Jo 16,20-23a “Ninguém vos poderá tirar a vossa alegria.”
- Leitura: O que o texto diz?
No auge, da vigília da Paixão de Jesus, Jesus profetiza o que vê no coração dos seus amigos: uma profunda tristeza, e muitas lágrimas. Afirma: enquanto o mundo desfruta de uma aparente vitória sobre sua morte, seus amigos estão profundamente angustiados, tudo isso mudará: “Vossa tristeza se transformará em alegria! Como o exemplo de uma mãe, que dá a luz em meio às dores e sofrimentos, ao nascer o filho, tudo se transforma em júbilo, em alegria”. Assim será quando Jesus ressuscitar, o coração se alegrará e ninguém conseguirá tirar a alegria que jorra na vida de todos. Da morte nascerá a vida. Da tristeza brotará a alegria.
- Meditação: O que o texto me diz?
Leia mais uma vez o texto e veja: Jesus diz que toda tristeza, todo medo, toda angústia, toda dor e fracasso, serão muitas vezes inevitáveis, mas passarão. Afirma ainda, que estará conosco, para juntos sairmos vitoriosos, pelo poder de sua ressurreição. Ninguém tirará a paz que reinará dentro de você. Creia e medite as palavras de Jesus.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
Com o coração motivado pela presença de Jesus ressuscitado, sinto-me animada e alegre, para dialogar com o Senhor! Expresso minha gratidão e o meu amor, por Ele ser tão maravilhoso comigo. O Senhor sempre me perdoa e me ama com amor sem medida. Aproveito esse momento para falar tudo que está em meu coração! Sei que estás me ouvindo Senhor! Muitas vezes sinto medo, tristeza e vontade de retroceder, vos peço: vem em meu socorro e em meu auxílio, me ajuda Senhor! Você que é o Senhor da alegria, concede alegria em meu coração! Obrigada meu Deus, por me atenderes no tempo certo!
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Tente silenciar todos os ruídos que se encontram ao seu redor e em seu coração. Olhe novamente o texto, escolha uma frase, ou uma palavra, que diz algo para você. Veja Jesus ao seu lado, oferecendo seu amor e dizendo: se estás triste, estás sofrendo, estás doente, ou estás alegre, confie em mim, estou ao seu lado! Sua dor é minha dor, sua tristeza é minha tristeza, sua alegria é minha alegria! Segure em minhas mãos, sinta a força da minha Palavra agindo em você! Derramo minha alegria em seu coração, para que sua alegria seja eterna! Olhe para mim! Eu te amo muito.
- Ação: O que o texto me faz agir?
Encorajada e animada pela Palavra, e pela força do Espírito santo, vou sair pelo mundo, e ser fortaleza para meus irmãos fracos e caídos! Ser Alegria para os tristes e desanimados! Ser presença de sua Palavra, testemunhando-a na vida dos esquecidos da sociedade! Comprometo-me assistir os famintos e sedentos de alimentos, materiais e espirituais! Vou levar a Palavra de Deus, para muitos que morrem de fome e sede, por não conhecerem esse grande tesouro que é a Palavra de Deus.
Ir. Rita Paixão Albuquerque, NJ. Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Pós-graduada em Psicologia da religião e graduada em teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) – CE. Mora em Teresina, PI, Brasil.