Avança para águas mais profundas…
2 de setembro de 2021O Filho do Homem é Senhor do sábado’
4 de setembro de 2021Dia 3 de setembro, memória de São Gregório Magno
Evangelho de Lc 5,33-39
Leitura: O que o texto diz?
No evangelho de hoje Jesus se encontra mais uma vez entre os fariseus e escribas e é indagado sobre o motivo dos seus discípulos não jejuarem, enquanto os fariseus e discípulos de João assim procedem. Jesus responde afirmando que quando o noivo se encontra no meio de uma festa de casamento não há necessidade dos convidados jejuarem. Jesus conta uma parábola para mostrar que ele é o vinho novo.
Meditação: O que o texto me diz?
Ao ser questionado pelos fariseus sobre o porquê os seus discípulos não jejuam, Jesus responde, com uma pergunta: “os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles?” Notemos que Jesus fala de um casamento e da presença do noivo junto aos seus convidados. Jesus é o noivo e todos são convidados para a festa. Jesus é o vinho novo, isto é a alegria verdadeira, de um sabor sem igual.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de perceber a novidade que é a presença dele na sua vida e que alegria do Evangelho habite seu coração. Peça também que esse vinho novo que é Jesus, seja fonte de alegria, esperança e te conduza a uma vida sempre mais comprometida com o seu Reino.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Jesus é o noivo e, portanto, aquele que oferece uma alegria interior que jamais passará. Seu modo de ser e viver nos ensina cultivar a ternura, a alegria, a esperança, a misericórdia.
Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Este evangelho faz brotar uma pergunta: o que preciso fazer para que a alegria e novidade do Evangelho habite meus pensamentos, sentimentos e ações? A leitura orante diária pode me ajudar a ir descobrindo a resposta.
Equipe do Lectionautas