Ninguém coloca vinho novo em odres velhos…
3 de setembro de 2021Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar…
5 de setembro de 2021Dia 4 de setembro – 22ª Semana do Tempo Comum
Evangelho de Lc 6,1-5
Leitura: O que o texto diz?
O Filho do Homem é Senhor do sábado’. Assim, Jesus nos revela sua grandeza e nos convida a viver seu ensinamento, que é o amor pela vida, defendendo-a em todo momento, não importando o dia ou a hora. Permanecer firme na Fé é por em prática os ensinamentos de Jesus e buscar saciar os mais diferentes tipos de fome e de sede de seus irmãos. Não devemos fundamentar nossa Fé apenas nas leis, mas, sobretudo, no amor ao próximo. O que Jesus nos ensina é que nenhuma lei, seja ela religiosa ou não, deve ser superior à vida.
Meditação: O que o texto me diz?
Leis e regras existem para favorecer e defender a Vida, e não para oprimi-la. Se alguém tem fome, deve comer, não importa o dia ou a hora. Assim, Ele reforça o que já foi dito: uma lei ou religião que não atende às necessidades elementares da vida, não merece ser obedecida. Jesus burla a lei do sábado quando a questão é a defesa da vida.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor que lhe mostre o essencial imprescindível na nossa Fé que é o amor compassivo para com o próximo. Converse com Deus e peça a Graça de amar a Vida, respeitando-a, promovendo-a, valorizando-a, pois é dom precioso de Deus.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
O texto provoca questionamentos: valorizo mais a lei do que a vida, quando a lei a oprime, ao invés de defende-la? Desejo efetivamente e afetivamente promover e defender a vida, dom de Deus? O que faço para socorrer o próximo faminto?
Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Como Jesus, que eu saiba valorizar a vida, priorizando-a, pois ela está acima de toda e qualquer norma, lei que a oprime e a faça morrer. Preciso ser testemunha da ação de Jesus em favor da vida, e da superação da fome, Ele que dissera: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.
Equipe do Lectionautas.