‘Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens.’
30 de novembro de 2022“Tem piedade de nós, filho de Davi!”
2 de dezembro de 202201 de dezembro de 2022, 5ª feira da 1ª semana do Advento
Evangelho – Mt 7,21.24-27
Leitura: O que o texto diz
No Evangelho de hoje Jesus vai mostrar que não basta dizer Senhor! Senhor!, para merecer o Reino de Deus. Precisa fazer a vontade do Pai e observar a sua Palavra. Na verdade, não são as muitas palavras ou louvor que caracteriza o discípulo, mas seu engajamento afetivo e efetivo em realizar a vontade de Deus.
Meditação: O que o texto me diz
Deus nos dá a vida e nos orienta a tornar plena nossa existência, colocando tudo o que somos nessa rocha firme que é Ele mesmo. A casa sobre a rocha que Jesus nos fala no Evangelho é a nossa vida, a nossa história, construída com os alicerces da Fé e da Palavra de Deus. Sendo assim nossa vida não irá se sentir estremecida, arruinada pelos problemas, dificuldades, pelo mal, doenças e até a morte, pois nossa vida está alicerçada em Cristo que é a nossa Rocha firme.
Oração: O que o texto me faz dizer
Peça ao Senhor que ajude a construir a casa da sua vida alicerçada no seu amor. Dê graças pela presença do Senhor em sua vida. Alegre-se, estamos em novo tempo. Aquele que faz opção pessoal por Jesus e realiza ações gratuitas, justas e solidárias, será sempre merecedor da Graça de Deus.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Jesus nos ensina o caminho. Para ser forte e segui-lo, necessário ouvir sua palavra e colocá-la em prática. Assim seremos protegidos como uma casa construída na rocha. Sente-se assim, protegida? Percebe com vai vencendo os obstáculos, vai cumprindo sua missão, no dia a dia? Às vezes parece difícil o caminho, mas olhamos para os céus e podemos colher a suavidade de Deus através da brisa que nos envia, na chuva que nos refresca, ou até mesmo nas tempestades que lavam para longe os obstáculos que nos impedem de caminhar.
Ação: O que eu posso fazer a partir do evangelho
Para viver na lógica do Reino de Deus, é preciso ser fiel e sensato, procurando sempre construir em terreno sólido. Do Reino se participa não só com palavras, ainda que sejam santas, mas criando o Reino da justiça que Deus quer. O primeiro a entregar sua vida pelo Reino foi Jesus, que cumpriu plenamente a vontade do Pai. Assumir o compromisso com Jesus e seu Reino é o que conta.
Equipe do Lectionautas