“Senhor, quantas vezes devo perdoar se meu irmão pecar contra mim?”
17 de março de 2020“Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado”
19 de março de 2020Texto Bíblico: Mt 5,17-19 – “Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento” – 18/03/20
- Leitura: O que o texto diz?
Vemos aqui mais uma vez Jesus junto com seus discípulos. Ao ler o texto, imagine Jesus falando de si, da sua vida para os discípulos. São momentos únicos de intimidade, onde Jesus fala de seus pais, com riqueza de detalhes, da fé deles no único Deus. Ao escutar, os discípulos, totalmente atentos, foram compreendendo que Jesus não era qualquer homem que falava somente palavras bonitas. Suas ações não eram para criticar os fariseus, no contexto religioso, e o governo, no contexto social. Jesus se mostra ligado a Lei e aos profetas. Mostra-se como conhecedor desta mesma Lei e preza para que ela seja vivida em plenitude. Imagine os discípulos escutando tais palavras e percebendo que Jesus veio ensinar com sua vida o que é ser fiel e levar ao cumprimento a Lei de Deus, com autoridade e entusiasmo.
- Meditação: O que o texto me diz?
Ao ler o texto, vamos percebendo que os discípulos viveram o momento propício de superar as primeiras impressões acerca de quem é Jesus para eles. Ele não é fixado em seus ideais pessoais. Não quer levantar nenhuma bandeira de luta ou protesto contra as injustiças da sociedade da época. Jesus está comprometido com o projeto de salvação de Deus. Ele se consome na Lei de Deus. Ele não veio abolir nada a respeito do que já foi revelado pelo Pai e que está na Lei e nos profetas. Assim como Jesus é fiel a vontade de Deus, Ele quer que seus discípulos sejam fieis aos mandamentos sagrados. O importante não é somente escutar, mas também colocar em prática e ensinar os mandamentos em vistas do Reino de Deus que se inaugura com Jesus Cristo. Fique atento à proposta de discipulado de Jesus. Imagine você como um daqueles discípulos. O zelo que Jesus tem pela Lei significa que será nele que se cumprirá o projeto do Pai.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
Partindo das palavras de Jesus, você pode expressar para Ele que deseja aprofundar seu chamado para segui-Lo. Expresse o quanto você quer superar as impressões erradas acerca de Jesus, que foram se acumulando ao longo de sua vida. A autoridade e o entusiasmo de Jesus de faz desejoso de corresponder ao seguimento que te é proposto. Seja corajoso (a) em expressar ao Senhor o que o seu coração sente nesse exato momento.
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Você vai percebendo que quando as palavras da oração cessam é o momento da ação de Deus e de sua Palavra em seu coração. É Ele que age. Seu coração está quieto, e está cheio de gratidão ao Senhor. Caso haja alguma distração, imagine o olhar de Jesus, penetrando o seu olhar, falando para você sobre seu empenho de fazer cumprir os mandamentos de Deus em plenitude.
- Ação: Que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
Depois da contemplação, veja que atitudes você deseja se empenhar na obediência aos mandamentos do senhor. Maior dedicação à leitura da Palavra de Deus? Engajamento pastoral em sua paróquia para dar a conhecer sua experiência com Jesus? Seja fiel ao que o Senhor te inspirar.
Ir. Edmilton de Almeida Lima, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Pós-graduado em Formação para Vida Religiosa pelo Instituto São Tomás de Aquino (ISTA-BH). Graduando em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE-BH). Graduado em Sociologia pela UFC e Filosofia pela FCF.