“Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento”
18 de março de 2020Amarás o Senhor teu Deus de todo coração…
20 de março de 2020Texto Bíblico: Mt 1,16.18-21.24 – “Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado” – 19/03/20
- Leitura: O que o texto diz?
A leitura do presente texto nos apresenta a origem de Jesus Cristo. José é apresentado como o esposo de Maria, da qual nasceu o menino Deus. Como qualquer casal de jovens judeus, José e Maria estavam prontos para se casar. No entanto, aconteceu algo inusitado nesse percurso até o casamento dos jovens: Maria ficou grávida. O texto apresenta José como justo. Sua decisão não foi de denunciá-la às autoridades religiosas da época. José não estava sozinho. Deus estava com ele. Em sonho, o anjo de Deus acalmou o coração de José e pediu para ele acolher Maria como sua esposa. Logo em seguida, explicou como Maria ficou grávida: “… porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo”. O Senhor explicita a missão de Jesus Cristo, que “vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Quando acordou do sonho, José compreendeu a vontade de Deus e acolheu Maria como sua esposa. Leia novamente o texto e perceba como o projeto de salvação se realiza na vida daqueles que aderem ao projeto de Deus.
- Meditação: O que o texto me dizֺ?
Depois de ler novamente o texto bíblico, você pode meditar acerca do fato de Maria ter ficado grávida por obra do Espírito Santo. Em toda a história humana, isso aconteceu somente uma única vez. A ação de Deus realizou algo extraordinário. O Verbo de Deus nasceu na realidade humana. Deus chamou Maria para ser a mãe do Filho de Deus. Imagine como foi para José compreender esse acontecimento inesperado. José teve medo de que sua noiva pudesse ser vista como adúltera, engravidando antes do casamento. Ele a amava e não queria que acontecesse nada de mal a ela. José sempre foi um homem justo, fiel e observante à Lei de Deus. A abertura de coração de José o fez acolher o projeto de salvação de Deus na vida dele e de Maria, gerando o menino Jesus, salvador do mundo. Medite sobre a disposição de José. Perceba o quanto ele era zeloso para fazer a vontade de Deus.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
Assim como José acordou do sono para acolher Maria como sua esposa, precisamos acordar de algumas situações na vida que nos impedem de acolher o que Deus quer de nós. Fale para Deus que você quer ser como José. Peça a Ele um coração alargado para acolher com amor o que você percebe que Deus está te pedindo hoje. É preciso acordar para perceber que o Senhor nos chama para uma missão, onde Ele quer salvar e renovar muitos corações.
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Depois do esvaziamento na oração, veja o que fica dentro do seu coração. Se ainda há alguma dispersão, apoie-se no exemplo de José que acolheu a vontade de Deus. A presença Dele, nesse momento, vai deixando o seu coração mais dócil. Você vai experimentando a presença consoladora de Deus que confirma o chamado Dele na sua vida.
- Ação: Que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
Assim como José, apoiando-se nos projetos de Deus, fique atento aonde Ele deseja que sua obediência seja vivida. Você pode se surpreender no início, pois Deus supera as nossas expectativas e nos surpreende como ninguém. O importante é que sua presença consoladora nos faça acolher sua Palavra para deixar que a luz que é Jesus Cristo brilhe nas trevas de muitos corações.
Ir. Edmilton de Almeida Lima, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Pós-graduado em Formação para Vida Religiosa pelo Instituto São Tomás de Aquino (ISTA-BH). Graduando em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE-BH). Graduado em Sociologia pela UFC e Filosofia pela FCF.