Se permanecerdes em minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos
24 de março de 2021Acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai.’
26 de março de 2021Quinta-feira, 25/03:
SOLENIDADE DA ANUNCIAÇÃO DO SENHOR
Lc 1,26-38
Leitura:
Procure ler o texto lentamente, atento a cada palavra e expressão. Guarde o trecho que mais lhe chamar a atenção.
O Evangelho deste dia é a conhecida narrativa da anunciação do Senhor. o anjo do Senhor aparece a Maria e anuncia que ela foi escolhida para ser Mãe do Salvador. Diante de suas perguntas, o Anjo a tranquiliza, justificando que isso se dará por intermédio do Espírito. Maria, em uma atitude corajosa, coloca-se à disposição da vontade de Deus, em quem confia.
Meditação:
O que o texto diz para mim, hoje, a partir da situação pela qual tenho passado (minhas alegrias, tristezas, desafios, conquistas)?
A Anunciação do Senhor nos ajuda a refletir sobre todas as vezes em que o Senhor foi anunciado também a nós, em diversas situações de nossas vidas. A primeira vez em que ouvimos o Evangelho, a educação na fé que recebemos de nossos pais, amigos, familiares, na Catequese ou na comunidade de fé: todas essas foram situações em que o Senhor começou a ser gerado em nós, por intermédio do Espírito. Pensemos, nesta meditação, em como podemos, nós que já desejamos ser discípulos de Jesus, fazer com que ele seja gerado também no coração de outras pessoas, em outras situações, ocupando mais espaços em nosso cotidiano e em nossa sociedade. Como podemos responder afirmativamente como Maria? Que coragem nos falta? Como podemos nos colocar a caminho e em serviço, assim como fez Maria, para que a presença de Jesus seja cada dia mais percebida ao nosso redor?
Oração:
A partir da Palavra meditada, apresente ao Senhor a gratidão de seu coração e também seus pedidos.
Senhor, te peço que hoje, assim como cobriste Maria com a sombra de vosso Espírito, que possas cobrir também a minha vida, as minhas dúvidas, os meus medos, os meus sonhos e anseios. Que o Espírito inunde com sua paz e sua sabedoria o meu coração, a minha inteligência e, principalmente, as minhas escolhas. Sei, Senhor, que só em teu Espírito é que posso responder ao vosso chamado com coragem e fortaleza. Inunda o meu espírito com o vosso Espírito, para que eu possa ser discípulo mais fiel, sacrário vivo da vossa presença, que leva luz ao mundo.
Contemplação:
A palavra meditada precisa também tornar-se ação. Como viver o que meditamos em nossa vida? Pense em ações concretas que possam surgir da meditação do dia de hoje.
Como posso tornar-me mais semelhante a Maria? Quais são as respostas que devo ao Senhor a partir de minha situação concreta e diária? Quais são as dúvidas que tenho em meu caminho de fé? Como posso buscar esclarecê-las a fim de que minha entrega seja mais total?
Mariana Aparecida Venâncio (Juiz de Fora – MG) – Leiga, Teóloga, especialista em Sagrada Escritura, mestra em Literatura Brasileira e doutoranda em Estudos Literários (UFJF).
Imagem: Henry_Ossawa_Tanner