“Jesus, porém, disse-lhe: Espírito impuro, sai deste homem!”
31 de janeiro de 2022“O menino crescia, ficava forte e cheio de sabedoria e a graça de Deus estava sobre ele”
2 de fevereiro de 202201/02/22 – Texto bíblico: Mc 5,21-43 – “Não tenhas medo, crê somente”
- Leitura: O que o texto diz?
Que o Espírito Santo nos ajude em nossa leitura! O texto que temos em mãos ainda trata da presença de Jesus, que realiza sinais em vistas da restauração do Povo de Deus. Percebemos que, novamente, Jesus para outra margem, reunindo uma grande multidão em torno de si. Não demorou muito, Jairo, o chefe da sinagoga, caiu aos pés de Jesus pedindo que ele impusesse as mãos sobre sua filha que estava prestes a morrer. Jesus, prontamente, foi com Jairo até sua casa. Nesse percurso, contando com a presença de grande multidão, estava uma mulher acometida por doze anos por uma grave hemorragia. Tendo ouvido falar de Jesus, ela entrou na multidão para ir tocar no seu manto. Ao tocá-lo, logo em seguida a hemorragia cessou. Jesus percebeu que uma força havia saído de si. Ele perguntou quem havia lhe tocado. A mulher estava trêmula, mas com sua ousadia se colocou de joelhos e contou-lhe a verdade. Jesus a acolhe e diz: “Filha, tua fé te salvou. Vai em paz e fica curada de teu mal”. Quando Jesus terminava de falar, Jairo soube que sua filha tinha morrido. É preciso crer e não ter medo, assim disse Jesus. Ao chegar na casa de Jairo, toda a família estava abalada com tal acontecimento. Para Jesus, a menina não está morta, apenas dorme. Para aqueles que vivem no medo e na falta de fé, zombar das palavras de Jesus é a primeira reação. Jesus, com toda sua ternura, segura a mão da menina e pronuncia: “Talitá cum!”, que quer dizer “menina, eu te digo, levanta-te”. Logo em seguida, a menina se levantou e começou a andar. A fé nasce e permanece naqueles que guardam a palavra de fé do Senhor.
- Meditação: O que o texto me diz?
O nosso coração se enche de admiração com esta leitura. É momento de deixar enraizar no mais profundo do nosso interior aquela palavra ou versículo que mais chamou nossa atenção. Os relatos da filha de Jairo e da mulher que sofria de hemorragia nos ajuda a compreender que a ação de Deus acontece quando abrimos o nosso coração. A fé vem pelo ouvido. A mulher atormentada por uma hemorragia agressiva ouviu falar de Jesus e foi ousada. A fé nos impulsiona a buscar a Deus, independente das situações. Jairo e sua família viveram a experiência de crer nas palavras de Jesus e ver a menina voltar a viver. Diante das situações de sofrimento, nossa experiência de fé com Deus deve nos levar a acolher a ação divina que age como quer e nas circunstâncias que superam nossas expectativas equivocadas.
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Estamos na presença de Deus. O momento da meditação gerou em nós um desejo de falar com Deus. Ele quer nos escutar e dialogar conosco também. Tenha confiança em recorrer ao Senhor que sabe de nossas dores. É momento de expressar com todo amor o que está em nosso coração. “Senhor, venho em tua presença e te suplico: recebe minha dores (você pode dar nomes aos seus sofrimentos), minhas lutas diárias. Em muitas situações, o cansaço me abate, não tenho forças para pedir teu amparo. Mas aqui estou, meu Senhor! Cura-me, pelo poder da tua Palavra. Que por esta Palavra de vida eu creia e renuncie o medo e a incredulidade. Como diz o salmista: “Senhor, tu me sondas e me conheces, tu sabes tudo, quando me sento e me levanto (Sl 139,1)”. E por seres o Senhor da minha eu te louvo e agradeço, pois pela fé podes realizar o que for do teu agrado”.
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
É no clima de louvor que reconhecemos a grandeza de Deus. A fé gera em nós uma nova decisão de permanecer no Senhor. Perceba a verdadeira alegria que há dentro de você. Você se sente abraçado (a) pelo Senhor. Demore-se na contemplação. É só você e Jesus. No silêncio, Ele vem rompendo nossos medos mais profundos. A presença ressuscitada de Jesus vai acalmando seu coração e todo seu corpo. Aproveite e permita que sua respiração seja mais lenta e tranquila. É o Senhor que vai integrando todo o seu ser. Louve e agradeça a Jesus por esse encontro maravilhoso.
- Ação: Que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
O texto que temos em mãos nos dá um grande ensinamento em viver a fé nas mais diversas situações da vida. A partir do nosso batismo, trilhamos uma caminhada de busca de Deus e de reconhecer que Ele nos conduz a uma fé madura. Ao recordarmos da mulher que sofria de hemorragia, temos que ousar em correr para Jesus e clamar seu poder e misericórdia. A experiência de Jairo e de sua família deve nos ensinar a esperar sempre no Senhor. Em Jesus, não há medo e desconfiança. Configure as situações de sua vida dentro da ótica da confiança e do abandono em Deus. Faça tudo o que estiver ao seu alcance. No entanto, o mais importante é cooperar com a graça de Deus. A força vem Dele e precisamos nos apropriar das graças que Ele mesmo nos concede.
Ir. Edmilton Lima
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Pós-graduado em Formação para Vida Religiosa pelo Instituto São Tomás de Aquino (ISTA-BH). Graduando em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE-BH). Graduado em Sociologia pela UFC e Filosofia pela FCF.