Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa
26 de junho de 2021Seguir Jesus é deixar-se conduzir pelo Espírito
28 de junho de 2021DOMINGO – 27/06/2021
13º DOMINGO DO TEMPO COMUM – Evangelho – Mc 5, 27-43
“Jesus disse: Não tenhas medo. Basta ter fé!’
Inicie com uma oração ou um canto ao Espírito Santo
Faça um momento de silêncio, feche os olhos, respire fundo várias vezes. Prepare-se e sinta a leveza da mão de Deus a te tocar e te curar. Entre em sintonia com Deus.
Refrão meditativo: Andarei sempre na presença de Deus (bis)
Leitura: O que o Texto diz?
Fazendo uma primeira leitura do Evangelho de Marcos, podemos perceber que o tema principal a refletir é sobre a fé das pessoas que caminham com Jesus. Ele nunca está sozinho e as pessoas estão sempre a solicitar-lhe alguma coisa. Nesse domingo, Jesus é chamado a curar. Primeiro ele sai para atender o pedido de um pai aflito que está com sua filha Talita muito mal. Andando no meio da multidão sente ser tocado por uma mulher que acredita poder ser curada apenas tocando suas vestes. A fé da mulher era tão grande que levou Jesus a sentir seu toque nas vestes, levando-o a questionar quem o tinha tocado. A mulher que sofria de hemorragia, se identifica e Jesus lhe diz: vá em paz. Tua fé te curou. Seguindo o caminho para a casa da menina, Jesus percebe a aflição do Pai e lhe diz: Não tenhas medo. Basta ter fé. E chegando à casa de Jairo, foi até onde a menina estava, pegou em sua mão e lhe disse: “Talita cum”, que quer dizer: “Menina, levanta-te!” Ela levantou e começou a andar, pois tinha 12 anos de idade.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia novamente o texto atento ao que está acontecendo. O que o texto traz de ensinamento? Será que preciso ser curado de alguma doença para crer? Nesse tempo de pandemia somos chamados a estar atentos para escutar Jesus, expressar a fé através de gestos que permita ao outro perceber e ajudar, assim como aconteceu entre aqueles foram atras de Jesus e solicitou sua ajuda com fé. Estou atenta à necessidade de cuidar das mulheres que geram vida, que se encontram afastadas, maltrapilhas e abandonadas pela doença que as tornam marginalizadas e excluídas do convívio com os outros? A fé em Jesus fortalece a todos aqueles que o buscam. Diante da ousadia e humildade de cada um, Jesus se faz presente e se compadece.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Que motivos me levam a agradecer, louvar, pedir ajuda? Sou uma pessoa confiante diante dos acontecimentos da vida? Abro-me à escuta? Sou capaz de olhar ao meu redor e me aproximar do outro que se encontra próximo? Reconheço como irmão na fé, aquele que se encontra desfigurado pelo sofrimento? Senhor, que eu seja instrumento da sua vontade.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Leva-nos a reviver a experiência que os personagens bíblicos viveram.
Estamos diante de uma cena grandiosa. Pode sentir, assim como os personagens do texto, a força que emana de Jesus, a luz que invade o coração e sentir reconfortante com a sua presença? Assim como Jairo que corre em busca da cura e salvação de sua filha, também corro atrás dos meus objetivos de vida? Como está a minha fé diante da minha realidade?
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida
Meu compromisso: Diante de tantas dificuldades que o mundo apresenta, não posso deixar de ir ao encontro do irmão necessitado e ajuda-lo a fazer a experiência de fé junto com Jesus, o Cristo Ressuscitado.
Neuza Silveira de Souza. Especialista em Catequética, Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Bhte.