São José, exemplo de homem justo e humilde
18 de março de 2023“Cura pela fé”
20 de março de 202319-03-2023
Evangelho Jo 9, 1-41
““Não sejais cego, viva a lei do amor”
Leitura: O que o texto diz?
Neste quarto domingo de quaresma, nos deparamos com mais um episódio de Jesus com os fariseus. A cegueira naquela época era tida como pecado, e consequentemente, o cego era pecador. Jesus mostra que, a doutrina, diante da necessidade do ser humano, não é o mais importante. Quem está cego, quer a visão, e quem vê, acaba ficando cego. Ainda que nos consideremos pessoas esclarecidas, deixamos nossas dificuldades e durezas, serem cegueiras incuráveis. Nada é sem solução para Deus, ninguém pode ficar desamparado por causa de uma lei que não salva. Como diz Paulo: “…se a lei é salvadora, Cristo morreu em vão” (Gl 2,21).
Com a violação do sábado, Jesus acaba virando pecador aos olhos dos fundamentalistas. Bom observar que Jesus exclui a ligação entre o mal, o pecado e o castigo divino. Porém, o único critério de julgamento para os fariseus era a observância da lei. Com efeito, até Jesus não vinha de Deus. É lamentável, pois em nossos dias, não é diferente. O maior de todos os mandamentos, mesmo para quem segue tanto as leis, acaba sendo descumprido, já que o amor não está no próximo, mas sim, na lei, venerada e cultuada.
Meditação: O que o texto me diz?
Com a cegueira dos fariseus, nos é permitido meditar nos ensinamentos de Jesus sobre amor e a misericórdia. Você imagina o Pai sendo misericordioso ou castigador? Se sente capaz de ser convertido(a) através do amor de Deus, ou pelo medo de ser punido(a)? Abra os olhos para o que está escrito no coração cheio de bons sentimentos, uma vez que, o Pai do amor e do perdão está buscando se aproximar e fazer a missão em sua vida.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Sabemos que, a oração é essencial para que adentremos no mistério da misericórdia do Pai, não nos sintamos como alguém que vê a salvação nos próprios méritos, mas sim, nas atitudes de amor ao próximo. Deus nos dá a graça da conversão gratuitamente, só necessitarmos deixar a verdadeira luz do Espírito Santo clarear nossa mentalidade para com a mensagem de Jesus Cristo.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Sinta o amor de Jesus renovando sua mentalidade, sua cegueira para com as prioridades da salvação, uma vez que, não somente de lei vive o homem, mas se faz necessário o amor estar à frente de tudo. Que seja iluminado(a) com escolhas centradas no perdão, sem preconceitos e julgamentos, da mesma forma como o Pai recebeu você.
Ação: O que esse texto me faz agir?
Com sabedoria e escolhas acertadas, nos sentimos sem receio de agir como Jesus diante do necessitado. Com o coração tocado e transformado, Deus se faz presente na vida do outro através de nós. Seja modelo de Cristo, e com humildade, testemunho vivo do amor, acolhimento, justiça e libertação, provocando o desejo de ser tocado em cada enfermo da cegueira.
Mércia da Silva Pereira*
Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduada em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.