Amarás o teu próximo como a ti mesmo
17 de março de 2023Não sejais cego, viva a lei do amor
19 de março de 202318 de março de 2023, Solenidade de São José, esposo de Nossa Senhora.
São José, exemplo de homem justo e humilde
Leitura: O que o texto diz?
O texto inicia dando uma abordagem acerca da origem de Jesus. Maria estava prometida em casamento a um homem chamado José. Entretanto, antes que pudessem viver juntos, ela encontrava-se grávida pela ação do espírito santo. O texto ainda relata que José alimentava o desejo de abandonar Maria em silêncio. No entanto o anjo do senhor apareceu-lhe em sonho para lhe avisar que aquela criança no ventre de Maria, havia sido enviada por Deus para libertar o seu povo dos seus pecados. Ao acordar, José, envolvido pelas palavras do anjo, fez conforme havia sido recomendado.
Meditação: O que Deus me diz através do texto?
Através da Imaculada Conceição da Virgem Maria Deus triunfou, de um modo único e singular, da soberba da antiga serpente, por meio de São José venceu Ele, como no primeiro e mais elevado dentre os santos, a desobediência e a arrogância de Satanás, mostrando que é a humildade e o espírito de serviço que somos plenificados com a verdadeira santidade a qual resume-se no seguimento verdadeiro a Cristo Jesus.
Oração: O que o texto me leva a dizer?
Nesse momento de recolhimento e oração, peçamos o auxílio do Glorioso e amável São José, para que a exemplo dele sejamos diariamente verdadeiros seguidores de Jesus Cristo, trilhando um caminho de humildade e obediência, a serviço do povo de Deus.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
É chegado o momento em que Deus nos quer falar. Abramos o nosso coração e de forma humilde e obediente, a exemplo de São José, percebamos o Agir de Deus em nossa história e permitamos que ele nos molde à sua vontade. Despojemo-nos diante da vontade divina.
Ação: O que o texto me motiva a viver?
Através da humildade e da obediência conseguiremos exercer um papel cristão conforme os desígnios de Jesus. Busquemos diariamente modelar em nós essas virtudes que são fundamentais para um seguimento cristão pleno. E assim como são José, estejamos sempre dispostos para o serviço.
Francisco Herbert Ferreira de Lima – Leigo consagrado do Instituto religioso Nova Jerusalém