Jesus é o fogo novo, uma divisão que liberta!
25 de outubro de 2018Se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo.
27 de outubro de 2018Jesus disse também ao povo:
— Quando vocês veem uma nuvem subindo no oeste, dizem logo: “Vai chover.” E, de fato, chove. E, quando sentem o vento sul soprando, dizem: “Vai fazer calor.” E faz mesmo. Hipócritas! Vocês sabem explicar os sinais da terra e do céu. Então por que não sabem explicar o que querem dizer os sinais desta época?
E Jesus terminou, dizendo:
— Por que é que vocês mesmos não decidem qual é a maneira certa de agir? Se alguém fizer uma acusação contra você e levá-lo ao tribunal, faça o possível para resolver a questão enquanto ainda está no caminho com essa pessoa. Isso para que ela não o leve ao juiz, o juiz o entregue ao guarda, e o guarda ponha você na cadeia. Eu lhe afirmo que você não sairá dali enquanto não pagar a multa toda.
Bom dia Papai, Jesus Cristo, Espírito Santo e mamãe querida. Que este pequeno momento de oração seja oportuno para recebermos, de vocês, ensinamentos que nos tornem mais humanos.
Jesus nos questiona hoje a respeito de nossa dificuldade para interpretar os sinais dos tempos.
Ao observar aquelas pessoas, de cultura agrícola, ele faz uma interessante constatação: elas conseguiam interpretar os fenômenos da natureza, mas não conseguiam interpretar o tempo presente, em relação aos seus anseios mais profundos, e, assim, não eram capazes de dar significado à vida.
Este questionamento de Jesus continua muito pertinente para nós. Podemos rezar hoje com essas questões. Sei interpretar o tempo presente? Sei ler no tempo, nos acontecimentos, aquilo que é importante para minha vida? Neste tempo em que estou vivendo, a que devo prestar atenção, a que devo dar valor? O que, realmente, dará significado à minha vida e poderá realizar-me plenamente?
Jesus nos faz, então, essa outra pergunta: “Por que é que vocês mesmos não decidem qual é a maneira certa de agir?”. Faço uma meditação sobre isso.
Se alguém me acusa e me leva ao tribunal, qual será, normalmente, minha primeira reação? Ficarei bravo? Ficarei enfurecido e desejarei “acabar” com esta pessoa?
Para nos ajudar nessa reflexão, podemos rezar um pouco com a primeira leitura de hoje. Na carta aos efésios, Paulo diz assim: “Sejam sempre humildes, bem-educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor” (Ef 4,2). E que seria muito bem complementado com outra afirmação de Paulo: “Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo” (Rm 7, 18).
Ora, se contarmos apenas com nossas orientações, provavelmente vamos querer “acabar” com a pessoa que nos acusa e nos leva ao tribunal. Mas isso nos fará melhores? Nos dará a paz? Contribuirá para nossa felicidade?
Nossa época é de busca do entendimento, da acolhida, de se fazer próximo do outro, de ver no outro um irmão, filho do mesmo Pai, que está no céu. Essa, afinal, é a época inaugurada por Jesus e na qual vivemos. Estamos preparados para viver nela?
Espírito Santo, instrua-nos a discernir os sinais dos tempos, a todo momento, auxiliando-nos na construção de um mundo mais fraterno e humano. Amém!
***
João Batista Pereira Ferreira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte