“Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos”
1 de abril de 2024Fica conosco, Senhor!
3 de abril de 202402 de abril, 3ª feira, Oitava da Páscoa
Procure um lugar confortável, aquiete seu coração e sua mente respirando profundamente várias vezes.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leitura. O que diz o texto?
Leia o evangelho de João 20,11-18
O Evangelho de hoje, segundo o evangelista João, conta a experiência de Maria Madalena com a primeira aparição de Jesus. A princípio, ela não o reconheceu, mas ao ouvir seu nome, ela exclamou: Rabuni, que quer dizer Mestre. Ela o reconhece.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Maria Madalena é a primeira testemunha do ressuscitado. Ao ir ao sepulcro ela está segura do quer. Tem certeza de que quer encontrar o corpo morto de Jesus, mas não o encontra porque ele está vivo. Ela fala com ele, o reconhece, depois que o escuta falar seu nome. Jesus, o ressuscitado, também nos chama pelo nome e nos pede para ser testemunha de sua ressurreição. Ir dizer para quem quiser ouvir: “Eu vi o Senhor”.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de acreditar nas aparições do ressuscitado, assim como Maria Madalena acreditou.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Maria Madalena saiu a procura do corpo do Senhor. Queria saber onde o tinham colocado. Queria cuidar do seu corpo para o enterro. Como não o encontrou, chorava. Mas o ressuscitado lhe aparece e a questiona: Maria, por que choras? Maria se alegra com a presença do ressuscitado. E nós, como acolhemos a presença do ressuscitado em nossa vida? Ele se preocupa com cada pessoa que lhe quer bem, que procura por ele. Só precisamos responder ao seu chamado.
Ação. O que eu posso fazer a partir do texto?
Quais sentimentos ainda te impedem de passar da morte para a vida? Por que choras? A quem está procurando? É tempo de renascer, de acreditar que a vida é mais forte do que a morte, do que a dor, do que qualquer desafio que estivermos vivendo.
Equipe Lectionautas