“Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito”
28 de dezembro de 2022“José levantou-se, pegou o menino e sua mãe, entrou na terra de Israel”
30 de dezembro de 20225ª FEIRA 29-12-2022 5º dia na oitava de Natal –
“…Meus olhos viram a tua salvação!”
Santo Espírito, ajuda-nos a perceber os sinais de Deus, que nos apontam a salvação!
EVANGELHO: Mateus 2,13-18
Leitura. O que diz o texto?
A singela cena, cheia de beleza e exemplo, nos convida a fazer memória da antiga aliança que sede lugar para a nova. O Menino que será luz dos povos, será também sinal de contradição. Maria e José seguindo a lei hebraica, vão ao templo para a purificação da mãe e apresentar Jesus ao Senhor. Simeão, um homem justo e piedoso, esperava há muito tempo contemplar o Messias e, se deixando mover pelo Espírito, neste dia, segue para o templo e se cumpre o seu mais profundo desejo. Feliz, Simeão glorifica o Senhor: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel“.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Em ambas situações, vemos valiosos exemplos de vida aberta ao Espírito, que na humildade e esperança se deixam conduzir pela confiança, se entregam ao chamado e à vontade de Deus. Também nós, precisamos ver, reconhecer os sinais de Deus em nossa vida, nos deixar mover pelo Espírito e pela fé em Jesus, o Messias que vem do Senhor, mesmo que tal atitude em alguns momentos, nos cause incompreensão, desafios… A certeza de que Ele é o Senhor de nossas vidas, há que prevalecer!
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Com a confiança e gratidão de Simeão, que viu a salvação, rezemos como Santo Inácio de Loyola: “Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, a minha memória também.
O meu entendimento e toda a minha vontade. Tudo o que tenho e possuo, vós me destes com amor.
Todos os dons que me destes, com gratidão vos devolvo.
Disponde deles, Senhor, segundo a vossa vontade.
Dai-me somente, o vosso amor, vossa graça: Isto me basta, nada mais quero pedir”.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Que a espera tão desejada pelo Senhor, frutifique no desejo e na alegria de nos deixar mover pelo Espírito. Que à exemplo de Simeão não percamos a fé e esperança na vinda do Senhor. Como Maria e José sejamos ouvintes e seguidores confiantes e fiéis ao projeto de Deus realizado em Jesus.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Em que aspectos precisamos estar mais atentos para a presença amorosa e fiel de Jesus em nosso meio? Nosso olhar percebe a salvação presente no cotidiano? Como podemos na prática ser a luz que ilumina com palavras e ações a vida dos irmãos que nos rodeiam ou quem de nós necessita?
Ana Angélica Ribeiro -Especialista em Catequese e membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2