“O Reino dos Céus é como alguém que semeou boa semente…”
23 de julho de 2023“…quem quiser ser o primeiro seja vosso servo”
25 de julho de 202324 de julho de 2023, 2ª feira, 16ª Semana do tempo comum.
Evangelho Mt 12,38-42
Leitura: O que o texto diz?
No Evangelho Jesus questiona a geração que lhe pede um sinal, percebe que ela ainda não compreendeu que o grande sinal de Deus para nós é a sua entrega total por amor. É o próprio Jesus que se apresenta como sinal quando faz menção ao sinal de Jonas que esteve três dias e três noites no ventre da baleia e depois foi libertado. Aqui é uma realidade prefigurada de Jesus que também durante o mesmo tempo, esteve sepultado para depois ser ressuscitado e nos garantir uma vida completamente nova, repleta do amor de Deus. Por isso, Jesus diz que nenhum sinal será dado a não ser o sinal de Jonas e ainda afirma: Aqui está quem é maior do que Jonas. Confirmando-nos que nenhum outro sinal teremos a não ser ele mesmo na sua entrega e missão. Deus sinaliza o seu amor dentro do nosso coração e em nossa vida, da nossa parte cabe somente perceber a sua intensidade e a sua eficácia agindo em nós.
Meditação: O que o texto me diz?
Ouvir a Palavra nos coloca em profundo contato com Deus, com a realidade que nos circula entre nós. Por isso, a importância de proclamarmos e meditarmos a Palavra para que ela se faça vida em nossa vida. Quantas vezes também nós dizemos o mesmo que os mestres da lei e os fariseus disseram: “Mestre queremos ver um sinal realizado por ti”. Querendo testar o poder de Deus na nossa vida, vivemos pedindo a Ele sinais. Também nós ainda não compreendemos que o maior sinal do amor de Deus para nós é a doação do próprio Filho, é a entrega de Jesus, a sua Paixão, Morte e Ressurreição, sua total entrega de si mesmo por amor, este é o maior sinal e não precisa de outro sinal.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor a graça de perceber e acolher o grande sinal de amor que Jesus Cristo ele é para você e para todos nós. Peça também ao Senhor a graça do seu amor que age em nós e em nosso meio. Que este amor seja fonte motivadora da tua existência e da missão que o Senhor te confia a cada dia.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Respire profundamente e medite: Você precisa de sinais para acreditar na ação de Deus na sua vida? Você tem esperado por sinais mais claros ou já reconhece que Jesus é verdadeiro e maior sinal do amor de Deus Pai? Tens vivido o cotidiano na força e presença do amor de Deus?
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Que possamos ver e apreciar onde Deus já está trabalhando nos eventos e relacionamentos da nossa vida.
Equipe do Lectionautas.