A cura de dois endemoninhados gadarenos (MT 8,28-34).
5 de julho de 2017Venha comigo! (Mt 9,9-13)
7 de julho de 2017Leitura: Mateus 9,1-8
Jesus entrou num barco, voltou para o lado oeste do lago e chegou à sua cidade. Então algumas pessoas trouxeram um paralítico deitado numa cama. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico:
— Coragem, meu filho! Os seus pecados estão perdoados.
Aí alguns mestres da Lei começaram a pensar:
— Este homem está blasfemando contra Deus.
Porém Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse:
— Por que é que vocês estão pensando essas coisas más? O que é mais fácil dizer ao paralítico: “Os seus pecados estão perdoados” ou “Levante-se e ande”? Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados.
Então disse ao paralítico:
— Levante-se, pegue a sua cama e vá para casa.
O homem se levantou e foi para casa. Quando o povo viu isso, ficou com medo e louvou a Deus por dar esse poder a seres humanos.
Oração
Ficamos preocupados em conversar com Deus pedindo que Ele alivie as dores do corpo, ajude a pagar as dívidas, ou a conquistar as metas de trabalho e estudo. Vivemos atordoados por causa de nossos objetivos muito materiais, e pode ser que nossas orações tenham se transformado em preces que meramente querem atender ao mundo. Jesus nos mostra que Ele é capaz de nos dar algo muito maior que isso: o seu perdão. Esquecemos de cuidar da nossa saúde espiritual quando preferimos entrar na onda de um mundo turbulento, tantas vezes afastado da vontade Dele. Mas Ele conhece a nossa pobreza, e sabe que antes de nos curar das feridas do corpo, precisa nos fazer renascer no Espírito, ou então estaremos cada dia em maior decadência e nos afastaremos da salvação que Ele propõe.
Ele é misericordioso e cheio de ternura, por isso se atenta a escutar a nossa prece e a prece daqueles que nos querem bem e tantas vezes nos carregam quando somos incapazes de caminhar. Ele valoriza a nossa pouca fé. E nos fala: “Coragem, meu filho!” Então hoje é dia de pensarmos no bem que não fazemos por falta de coragem. É tempo de pensarmos naquilo que nos paralisa, e nos deixa acamados, porque Jesus vem para nos reerguer, nos colocar de pé. E vem para nos recuperar, fazendo-nos renascer pelo perdão, na sua graça e dignidade. Se Ele hoje nos diz: “Os seus pecados estão perdoados”, então precisamos nos alegrar no perdão de Deus, porque ganhamos a oportunidade de sermos melhores do que temos sido até então.
Rezemos hoje para que o Espírito nos encha de coragem, fazendo-nos caminhar a passos largos rumo ao encontro definitivo com Deus. Levantemo-nos renovados com o perdão que nos foi concedido, e busquemos converter esse perdão que nos foi dado de modo misericordioso em caridade e esperança.
Marcelo H. Camargos – Família Missionária Verbum Dei de BH/MG