“E quem é o meu próximo?”
3 de outubro de 2022“Senhor, ensina-nos a rezar!”
5 de outubro de 202204/10/2022 – Lc 10,38-42 – 27ª semana do Tempo Comum – Dia de São Francisco de Assis
“Marta recebeu-o em sua casa; Maria escolheu a melhor parte”
Leitura. O que diz o texto?
No capítulo anterior do evangelho de Lucas, Jesus parece estar vivendo uma certa “crise” da missão, e chega a fazer uma “avaliação” junto ao seu grupo mais íntimo perguntando: “Quem as pessoas dizem que eu sou?” (Lc 9,18). Hoje, talvez ainda procurando refazer-se do cansaço da missão, Jesus procura pousada na casa de uma família muito amiga, longe da multidão, a casa dos irmãos de Betânia. Marta, Maria e Lázaro
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
A hospitalidade era vital para os povos nômades e os viajantes. O caminho era muito árduo e perigoso. Ser hospitaleiro era atitude sagrada. Hospedar alguém é hospedar a Deus (Gn 18). Muitos pensam em dicotomia nas atitudes de Marta e Maria, como se uma fosse melhor do que a outra. Mas nós temos dentro de nós um pouco das duas. Maria escolheu a melhor parte porque, de modo surpreendente, se colocou em atitude de discípula (geralmente uma mulher não ficava escutando um rabino) e não somente ficou submissa e escrava dos afazeres domésticos.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, peço o discernimento para equilibrar a justa medida entre contemplação e ação, dedicando tempo para a escuta e meditação da Palavra. Ela vai iluminar a minha ação.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Ao contemplar a família de Betânia, sinto que eu posso acolher em minha casa e em meu coração o próprio Deus que se faz peregrino nas estradas. Somos Maria (discípula) e ao mesmo tempo somos Marta (missionária). Discípulas e discípulos missionários de Jesus Cristo.
O que o texto me sugere a viver?
Conhecer e apoiar efetivamente o serviço de apoio aos migrantes e refugiados próximo a você.
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Pós-graduado em Sagrada Escritura pelo Claretiano – Centro Universitário. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil