Com quem vou comparar esta geração? (Mt 11, 16-19)
11 de dezembro de 2015Terceiro Domingo do Advento
13 de dezembro de 2015Alguns dias depois, Maria se aprontou e foi depressa para uma cidade que ficava na região montanhosa da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu na barriga dela. Então, cheia do poder do Espírito Santo, Isabel disse bem alto: Você é a mais abençoada de todas as mulheres, e a criança que você vai ter é abençoada também! Quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar?! Quando ouvi você me cumprimentar, a criança ficou alegre e se mexeu dentro da minha barriga. Você é abençoada, pois acredita que vai acontecer o que o Senhor lhe disse. A Canção de Maria Então Maria disse: A minha alma anuncia a grandeza do Senhor. O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador.
Logo após a anunciação, Maria visita sua prima Isabel. “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu na barriga dela”.
Na oração de hoje vejo a ação de Deus na vida dessas duas mulheres: Maria e Isabel… Vejo que tanto uma quanto a outra estavam completamente envolvidas com o projeto do Reino, ou seja, estavam completamente entregues ao querer do Pai… Demonstram uma Fé que supera os seus próprios limites, capaz de transformar toda a história da humanidade… Maria e Isabel nos mostram que Deus quer contar conosco para estabelecer aqui e agora o seu projeto de salvação, para cumprir as suas promessas que vão se concretizando aos poucos em nossas vidas à medida que vamos abrindo mão dos nossos desejos imediatos e deixando nos envolver por ele, permitindo que ele vá guiando a nossa vida em todos os seguimentos…
Para que possamos ser instrumentos para realização dos propósitos de Deus em nossas vidas é preciso que sejamos imitadores de Maria e Isabel, assumindo de corpo e alma a condição de “servo”, e assim como elas, estar consciente da nossa pequenez, mas também do poder da presença de Deus em nossas vidas…
Com nossas próprias forças podemos mudar muita coisa em nossas vidas, mas para que ocorram mudanças que sejam realmente significativas e tragam sentido para nossas vidas é preciso que Deus nos conceda um novo olhar sobre a nossa realidade, precisamos de todo coração ser gratos por tudo que ele nos proporciona em nossa rotina diária e fazer de nosso serviço diário ao próximo um serviço a Deus…
Que a visita de Maria a Isabel nos ajude a compreender a importância do serviço gratuito ao nosso próximo, e nos leve a ter um encontro pessoal com Deus.
Agostinho Augusto – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte