“Eu sou Deus, não como os homens”
24 de março de 2023Eu sou a ressurreição e a vida!
26 de março de 202325/03/2023, sábado da 4ª semana da Quaresma
Evangelho Lc 1, 26-38
“Maria, modelo de Resiliência”
Leitura: O que o texto diz
Estamos diante de um Evangelho muito conhecido e desafiador: “O Relato da Anunciação”. Se trata do anúncio de criança importante, em que deixará sua colaboração, sua marca no processo de salvação. Neste anúncio, Maria foi pega de surpresa com o nascimento do Salvador, e sua vocação também tem seu início.
O enviado de Deus utiliza algumas expressões para qualificar Maria nessa missão tão grandiosa. Ela sem orgulho algum, e pouco sabendo o que estava acontecendo, deu sua resposta imediatamente, após questionar algo humanamente impossível: dar à luz sem ato sexual com homem algum. Mas, confiante e cheia de fé, abriu a porta do coração para o novo entrar. Modelo de discípula cristã, segundo Lucas, ela ouve, acolhe e frutifica: escutou o enviado de Deus, guardou no coração suas palavras e deu frutos com sua peregrinação. Mãe de Jesus e discípula exemplar. Primeiro educou-o, e em seguida, foi educada por Ele.
Meditação: O que o texto me diz
Adentrando mais no seu íntimo, permita-se abertura para refletir sobre sua vida dentro do contexto da palavra de hoje. O que mais toca você? Consegue enxergar sua fé em relação à de Maria? Está preparado (a) para um novo desafio em prol de sua fé? Ou somente acredita no que vê? Perceba que Deus tem missão para todos. Como está sua abertura para dizer o SIM?
Oração: O que o texto me faz dizer
Conversando profundamente com Deus, e após ter olhado seu interior, deve ter percebido situações que devem ser melhoradas, outras mudadas completamente. Isso é o cuidado de Deus com você, trazendo sua luz e a graça necessária da mutação, e consequentemente, uma fé inabalável, para conclamar o SIM com segurança. Que faça escolha sábia em aceitar o convite do mestre seguindo o exemplo de Maria.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Feche os olhos e sinta Deus ao seu lado. Ele deseja te falar sobre sua fé, assim como Maria. Através dela exercer os dons que também tem para você. Maria arriscou toda sua vida e acompanhou Jesus com muita resiliência. Portanto, se entregue cada vez mais com sinceridade e de forma abundante, deseje o melhor dEle a você e ao próximo, assim como, a verdadeira discípula cristã que ouviu, acolheu e frutificou.
Ação: O que o texto me faz agir
Após fortalecer a fé, somos impulsionados a fomentar outros que estão desanimados e sem esperança. A melhoria é contínua, e com ela caminha-se testemunhando aos outros o espírito do verdadeiro discípulo de Cristo, aquele que ouve de verdade, guarda em seu coração, não volta atrás. O seu sim, é simplesmente uma atitude de amor a Deus e ao próximo. Que colha os frutos na sua peregrinação de fé e atitudes de solidariedade, amor e misericórdia.
Mércia da Silva Pereira*
Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduada em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.