Compromisso que cria raíz (Mt 13,18-23)
27 de julho de 2018A semente do Reino do céu
30 de julho de 2018Jesus contou outra parábola. Ele disse ao povo:
— O Reino do Céu é como um homem que semeou sementes boas nas suas terras. Certa noite, quando todos estavam dormindo, veio um inimigo, semeou no meio do trigo uma erva ruim, chamada joio, e depois foi embora. Quando as plantas cresceram, e se formaram as espigas, o joio apareceu. Aí os empregados do dono das terras chegaram e disseram: “Patrão, o senhor semeou sementes boas nas suas terras. De onde será que veio este joio? ”
— “Foi algum inimigo que fez isso! ”, respondeu ele.
— E eles perguntaram: “O senhor quer que a gente arranque o joio?”
— “Não”, respondeu ele, “porque, quando vocês forem tirar o joio, poderão arrancar também o trigo. Deixem o trigo e o joio crescerem juntos até o tempo da colheita. Então eu direi aos trabalhadores que vão fazer a colheita: ‘Arranquem primeiro o joio e amarrem em feixes para ser queimado. Depois colham o trigo e ponham no meu depósito. ’ ”
Oração:
Querida Trindade como é bom poder estar aqui convosco! Quero vos agradecer por mais essa oportunidade. Me coloco em tuas mão para poder vive-lo da melhor maneira possível. Conceda-me a luz, a paz e a humildade necessária, segundo vosso amor, para que eu possa permitir ser verdadeiramente guiado por vós.
Joio ou trigo, o que sou? Apenas um deles? Ou ora sou um e ora outro?
Jesus ao falar sobre o reino de Deus utiliza essa parábola para o explicar aos seus discípulos sobre o reino dos céus. Todas as vezes que rezava com essa passagem eu ficava pensando, o que eu sou? Porque as vezes me sinto como trigo, alguém que Deus enviou e que tem uma grande missão, se tornar pão, alimento para os outros… Você se sente assim? Mas até que o trigo se torne pão existe um processo. Ele é colhido, processado por alguém até que esteja pronto para alimentar as pessoas. Fazendo analogia a isso, eu sinto que Deus é quem vem me processando para que eu me transforme em pão?
As vezes penso que sou o Joio. Sinto que não estou sendo quem deveria ser, que estou crescendo e logo serei ceifado e não conseguirei chegar no meu objetivo, não poderei ser pão um dia … Às vezes me sinto assim porque não me posiciono e vivo indiferente a realidade do mundo. Outras vezes porque atrapalho os “trigos” em minha volta de se desenvolverem como deveriam… O que me leva a me sentir assim? Como tenho lutado contra isso?
Peso que somos trigo, frutos de uma boa semente que o Pai plantou com muito amor. Mas, fazemos escolhas erradas e então nos comportamos como Joio. Por isso peçamos ao Espirito que nos ilumine para que possamos manter as raízes firmes, se alimentando do amor trinitário que nos criou para que possamos crescer fortes e saldáveis para produzir muitos frutos e assim pelas mãos de Deus nos transforemos em pão para alimentar a todos que Ele nos confiar ajudando a construir o seu reino de amor, que também é nosso!
Amém!
Willian M. da Fonseca – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte.