Espírito da verdade
22 de maio de 2017Verdade que liberta e humaniza (João 16, 12-15)
24 de maio de 2017Leitura: João 16,5-11
Porém agora eu vou para junto daquele que me enviou. E nenhum de vocês me pergunta: “Aonde é que o senhor vai?” Mas, porque eu disse isso, o coração de vocês ficou cheio de tristeza. Eu falo a verdade quando digo que é melhor para vocês que eu vá. Pois, se não for, o Auxiliador não virá; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês. Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus. As pessoas do mundo estão erradas a respeito do pecado porque não creem em mim; estão erradas a respeito do que é direito e justo porque eu vou para o Pai, e vocês não vão me ver mais. E também estão erradas a respeito do julgamento porque aquele que manda neste mundo já está julgado.
Oração
Pecamos quando não acreditamos no Filho de Deus e naquilo que Ele veio anunciar. A forma mais simples de identificarmos o pecado, a fim de evitá-lo, parte da necessidade de conhecermos aquilo que Jesus quer de cada um de nós. Se não aceitamos a Sua presença em nossa vida, então nos distanciaremos cada dia mais Dele, e abraçaremos a condição pecadora da nossa humanidade, que nos leva à ruína, às trevas, à morte eterna. Com Jesus, a nossa meta é a santificação da nossa alma, a salvação da vida, o Reino eterno de Deus. Com Ele, buscaremos incessantemente a dignidade dos filhos de Deus, porque fomos criados para imitarmos a Deus.
Jesus nos diz que, quando assume o lado direito do Pai, logo nos envia o Auxiliador, o Paráclito, o Espírito Santo. É o Espírito que nos preenche com os dons de que necessitamos para vencermos os desafios de cada dia. É o Espírito que nos livra do pecado, e que nos nutre com tudo aquilo que nos é necessário para bem seguirmos os passos de Jesus. O Espírito nos dá habilidades para percorrermos os mais diversos e perigosos caminhos, justamente porque é o Espírito que nos vincula a Deus, e Deus nunca nos deixa abandonados.
Tanto sentimos a falta de Jesus neste mundo, como se faltasse a Ele alguma coisa ainda para dizer. Mas tudo Ele fez. Viveu coerentemente a Palavra e amou até o fim. Ele mesmo nos diz que é melhor para nós que Ele vá, porque a partir daí assumirá o Espírito, que iluminará nossos caminhos no seguimento daquilo que Jesus ensinou. E tudo Ele ensinou.
Peçamos a Deus, pelo seu Espírito Santo, que andemos retamente no caminho do Senhor. Ele nos ajude a vencermos o pecado e a alcançarmos a glória dos filhos de Deus.
Marcelo H. Camargos – Família Missionária Verbum Dei de BH/MG