“Eu não vim chamar os justos mas os pecadores”
5 de março de 2022“Os justos irão para a vida eterna”
7 de março de 202206/03/22 (1º dom da Quaresma): Lc 4,1-13 – Vencendo as tentações do deserto com a Palavra de Deus
A quaresma é uma oportunidade de aprofundar nosso relacionamento com Ele e com os irmãos. É tempo de revisar a vida e experimentar o amor de Jesus que gera conversão em nós.
O evangelho deste primeiro domingo da Quaresma nos leva ao deserto, que no mundo antigo, retratava um local solitário, lugar da revelação da divindade, mas também local da habitação dos demônios. Assim, experimentam-se as manifestações de Deus, além das tentações de seu adversário.
Assim, vamos nos aventurar nessa caminhada no deserto? Tome sua Bíblia, adentre na Palavra de Deus e ouça o que ele quer lhe falar!
- Leitura: O que o texto diz?
Inicie a leitura de Lc 4,1-13. Seja conduzido pelo Espírito ao deserto, sob a companhia de Jesus. O Mestre passa fome e é tentado pelo demônio. Perceba que tipo de tentação o Jesus está sofrendo. Jesus se sai bem diante da 1ª tentação quando o mandamento do amor a Deus é posto prova! Em seguida, você se depara com um monte muito alto, podendo ver todos “os reinos e a glória deles”. Jesus mais uma vez vence-o dizendo: “Adorarás ao Senhor teu Deus e só a ele servirás”. O demônio não se cansa e insiste em tentar Jesus levando-o à parte mais alta do templo de Jerusalém. Que tentação é essa? Como Jesus a venceu? Que proposta aparece agora? Mais uma vez Jesus vence a tentação, o diabo se afasta dele e os anjos acabam lhe servindo.
- Meditação: O que o texto me diz?
Retome o texto e perceba agora como o diálogo entre o demônio e Jesus repercutiu em você. O que mais lhe chamou a atenção? Quais a tentações e provações da vida você vieram à tona com as palavras tentadoras do diabo? Quanto às respostas de Jesus: como elas ecoam em seu coração? Que força elas têm para que você vença essas tentações? Mesmo na dificuldade, Jesus conseguiu ultrapassá-las. Você também é capaz de fazer o mesmo, porque não está só. Vença-as na companhia de Jesus e de seu Espírito!
- Oração: O que o texto me faz dizer para Deus?
Diante das inquietações provocadas pela Palavra, veja o que ela faz responder a Deus. Talvez você queira apresentar suas fragilidades ao Senhor, numa atitude de entrega e abandono em suas mãos. Que áreas de sua vida você é mais tentado? Como vencer suas tentações? Peça força ao Senhor para superá-las. Você é capaz de expulsar o mal, porque o centro de sua vida está em Deus e Ele está com você. Por isso, numa atitude de confiança, o que mais você deseja falar para Ele?
- Contemplação: O que o texto faz em mim? Qual o novo olhar que o texto provoca em mim?
No silêncio do coração, permita a Palavra de Deus agir. Deixe de lado suas inquietações, preocupações e medos e abandone-se em Deus. Caso elas venham, procure contemplar o deserto, a vista das montanhas ou de Jerusalém, sentindo a presença de Deus que fortalece você.
- Ação: Que ação o texto me leva a realizar?
Que atitudes concretas eu devo assumir para vencer as tentações do adversário de Deus? Como me coloco à disposição de Deus para que Ele sempre seja o Senhor da minha vida? Nesse início de Quaresma, como também posso avançar no diálogo e na fraternidade com os irmãos(ãs) num profundo compromisso de amor capaz de vencer tudo aquilo que divide em tempos tão desafiantes?
Pe. Jackson C. Silva – INJ – Equipe do Lectionautas, mestre em teologia, atualmente reside em Fortaleza-CE