O verdadeiro Templo
3 de março de 2024Perdoar sempre…!
5 de março de 20244 de março, 2ª feira, 3ª semana da quaresma
Faça silêncio. Respire profundamente. Peça ao Espírito Santo que te guie nesta oração.
Abra o coração para acolher com gratidão a Palavra do Senhor.
Leitura: O que o texto diz em si?
Ler com atenção e bem devagar o Evangelho Lc 4,24-30
O texto bíblico mostra o que acontece com Jesus na Sinagoga após ler as Escrituras. E que o grupo presente na sinagoga de sua terra Nazaré, não acolheu suas palavras. Comumente na sinagoga se falava sobre as Sagradas Escrituras, a comunidade se reunia em torno da Palavra. Jesus apresenta Deus na perspectiva universalista, ou seja, Deus que está disposto a salvar a todos. Vendo Jesus falar assim, todos ficaram furiosos, não admitiam essa ‘ideia’ de um Deus que ama a todos. Expulsaram-no da cidade, não é bem recebido como também é expulso. Por fim, Jesus passa serenamente por eles e sai da cidade.
Meditação: O que o texto diz a mim?
Jesus era apenas o “carpinteiro”, era alguém tão próximo, ali, do meio deles, que não lhes deram crédito. Ao contrário, quiseram tirar-lhe a vida, como chegaram a fazer. No entanto, quem o acolheu experimentou o “milagre”. O milagre não está no extraordinário, mas no encontro com o amor que gera a vida em nós, e faz com que ela transborde de nós para outros.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Agradeça ao Senhor as oportunidades de encontro com Ele. Faze do teu coração um lugar acolhedor e reconhece a todo instante a graça que Deus quer te oferecer. Certo de que Ele procura um coração generoso de acolhida. Seja você esse coração que não deixa o Senhor seguir o caminho sem antes repousar em Ti.
Contemplação: O que Deus, através do texto, está realizando em mim?
Observe os seus sentimentos. Contemple as suas emoções. Diante das atitudes que o texto apresenta, nos confrontamos com as nossas. Estamos dispostos a escutar e reconhecer Jesus como mestre? Quando escutamos o anúncio da Boa Nova corremos ao encontro de Jesus para conhecê-lo? E um último questionamento: será que, assim como os discípulos não estamos nos admirando com as atitudes e esquecendo de praticá-las?
Ação: O que a escuta e a meditação deste texto me sugere vivenciar?
“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria”, diz Jesus. Reconheça-te como pátria do Senhor, como terra que ele quer visitar e encontrar acolhida. Pratique a abertura de coração para reconhecer a presença de Deus em todos aqueles que passam pela tua vida.
Equipe do Lectionautas