“Quem acolher em meu nome uma criança, é a mim que está acolhendo”
21 de maio de 2024“Quem faz o bem, porque é de Cristo, receberá sua recompensa”
23 de maio de 202422 de maio, 4ª feira, 7ª Semana da Tempo Comum.
Inicia aquietando seu coração e, para isso, respire profunda algumas vezes. Peça ao Espírito Santo que guie os passos teus nesta oração. Sinta a presença do Espírito do Ressuscitado.
Refrão meditativo: Aquele que vos chamou, aquele que vos chamou, É fiel, é fiel. Fiel é aquele que vos chamou
Fazer a leitura do evangelho de Marcos 9,38-40 e escolher uma das frases que mais chama atenção.
Leitura: O que o Texto diz?
A narrativa do evangelho nos mostra como os apóstolos de Jesus formavam um grupo fechado. João, vendo outra pessoa de fora do grupo fazerem o que eles estavam fazendo, o repreende e proíbe, não permitindo a outros de fora do grupo, fazerem certas ações referentes às que Jesus os enviavam para fazer. É como se tivessem ciúmes. Mas Jesus diz: “Não os proibais”
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que mais chama atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Jesus orienta seus discípulos e abre-lhes a mente e o coração para que abram o próprio grupo e considerem o valor de quem está fora. Esse “alguém” representa os não judeus, mas provavelmente, um alguém que tem fé no poder de Deus manifestado em Jesus. O que Jesus mais deseja é que o bem seja feito e que o Reino d Deus chegue para todos.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
O que podemos agradecer a Deus. O que podemos pedir? (silêncio). Se estamos fazendo o bem para o outro, Jesus se alegra. E se o façamos é porque temos fé. Então, peçamos a Deus que aumentai a nossa fé.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Posso experimentar o amor de Deus em minha vida, todas as vezes que faço o bem ao outro que precisa. Jesus sempre acolhe a todos aqueles que desejam estar com ele e fazer o bem.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, sinto que devemos anunciar a Boa-Nova e levar Jesus, o ressuscitado, a todas as pessoas.
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de Catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.