“É permitido no sábado fazer o bem ou o mal?”
19 de janeiro de 2022“Um chamado à vocação: Jesus constitui seu discipulado”
21 de janeiro de 2022QUINTA FEIRA – 20/01/2022
2ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho de Mc 3, 7-12
“Jesus e seu ministério na Galiléia”
Inicie com uma oração ao Espírito Santo
Sinta a presença de Jesus que se aproxima e nos convida a ouvir suas palavras.
Refrão meditativo: Tua Palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor / Lâmpada para os meus pés, Senhor, Luz para o meu caminho (bis).
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chama atenção.
A narrativa do evangelho de hoje nos chama atenção para a importância para os ensinamentos de Jesus. Ele está iniciando seu ministério na Galiléia, já realizou várias curas, e a multidão se colocou em seu seguimento. Chegando à beira mar para ensinar, foi preciso se afastar em um barco para se distanciar um pouco da multidão que aglomerava. Todos que sofriam de algum mal tentava se aproximar para toca-lo. Vendo Jesus, os espíritos maus caiam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” Mas Jesus ordenava para não dizerem quem ele era. Palavra da Salvação.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que mais chama atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Vamos reler a Palavra de Deus na Bíblia. O que podemos aprender com Jesus? Que sentimentos brotam no coração? O nosso modo de viver a vida cristã é estar em sintonia com os ensinamentos de Jesus. É a partir de suas palavras que construímos nossa existência humana. Colocamo-nos na escuta de sua Palavra e deixemos que ela nos sustenta e nos orienta para a vida cotidiana? Somos chamados a interligar fé e vida. Para quem crê, a palavra de Jesus contém o mistério do Reino dos Céus. É o dinamismo da escuta e a prática da Palavra que torna forte a vida do cristão.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
O que podemos agradecer a Deus. O que podemos pedir? (silêncio). Que eu saiba ouvir e colocar em prática sua Palavra? Peça na confiança e na certeza de que ele atenderá. Coloquemos à disposição para servir de acordo com sua vontade.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Jesus nos ensina o caminho. Para ser forte e segui-lo, necessário ouvir sua palavra e coloca-la em prática. Assim seremos protegidos como uma casa construída na rocha. Sente-se assim, protegida? Às vezes parece difícil o caminho, mas olhamos para os céus e podemos colher a suavidade de Deus através da brisa que nos envia, na chuva que nos refresca, ou até mesmo nas tempestades que lavam para longe os obstáculos que nos impedem de caminhar.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida; se colocar na escuta da palavra que nos orientam, a que posso me comprometer? Que compromisso posso assumir. Jesus sempre se colocou a caminho e suas palavras eram dirigidas a todos, sem nenhum exclusivismos. Também hoje? Onde poderemos ir anunciar a palavra de Jesus?
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo horizonte.