Não fugir da força da Palavra
24 de outubro de 2018Na época do amor (Lc 12,54-59)
26 de outubro de 2018Leitura: Lucas 12,49-53
Jesus continuou:
— Eu vim para pôr fogo na terra e como eu gostaria que ele já estivesse aceso! Tenho de receber um batismo e como estou aflito até que isso aconteça! Vocês pensam que eu vim trazer paz ao mundo? Pois eu afirmo a vocês que não vim trazer paz, mas divisão. Porque daqui em diante uma família de cinco pessoas ficará dividida: três contra duas e duas contra três. Os pais vão ficar contra os filhos, e os filhos, contra os pais. As mães vão ficar contra as filhas, e as filhas, contra as mães. As sogras vão ficar contra as noras, e as noras, contra as sogras.
* * *
Jesus é o fogo novo, uma divisão que liberta!
Jesus veio trazer o fogo novo. Trouxe-nos um fogo que inflama a alma, que nos dá uma fé ardente e nos move feito vaga-lumes na escuridão do mundo. Jesus faz chover o fogo do céu, que agride e impulsiona nossa vida, pelo envio do Espírito Santo. Em sua vitória sobre a morte, incendeia o coração de todos aqueles que, pelo desejo de seu seguimento, também querem a vitória da vida.
Deus põe fogo na terra quando quer nos mostrar quem ele é. Lembremo-nos de como ele se comunicou com Moisés por meio da sarça ardente (Êxodo 3). Pelo fogo que não se consumia, Deus se apresentou a Moisés e disse-lhe: vim para dividir! Quero libertar o meu povo daqueles que o maltratam no Egito! Portanto, de maneira semelhante ao que fez o Pai nos tempos antigos, Jesus se apresenta ao mundo dizendo do fogo que veio trazer: vim para dividir! Quero libertar o meu povo daquilo que o aprisiona e o mortifica.
E a divisão não é sempre ruim. Ora, se o mundo fosse apenas de bondade, a divisão inevitavelmente estragaria o mundo: daria espaço àquilo que é ruim. Mas Jesus veio trazer sua divisão a um mundo arruinado pelo pecado. Sua divisão quer libertar aquilo que é bom, separar pelo critério do bem. Aquele que se dedica ao seguimento da Palavra de Jesus será separado dos demais que escolheram a baixeza do mundo. O critério é a convivência com Jesus, por meio da prática do amor e da oração persistente, que nos torna íntimos Dele.
Se o fogo novo divide o mundo, de que lado estaremos? Temos nossas fraquezas e um pecado insistente que quer nos afastar da graça de Deus. Por isso, contamos com sua infinita misericórdia. Sem ela, tudo acabará em nós mesmos, e tudo morrerá. Mas a misericórdia de Deus revigora o espírito e renasce a vida. Para que estejamos do lado certo da divisão de Jesus, é útil nos apegarmos a um conselho dele: vigie! Fique esperto! Coloque-se de pé, em prontidão, e me siga a todo instante, com perseverança!
Rezemos hoje para que sejamos chamas do fogo de Cristo neste mundo. Participando desse fogo que nunca se consome, multipliquemos a luz do Deus que nos promete vida em abundância.
Marcelo H. Camargos. Família Missionária Verbum Dei de BH/MG