Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!
24 de fevereiro de 2024Sede misericordiosos…
26 de fevereiro de 202425 de fevereiro, 2º Domingo da Quaresma.
Procure um lugar confortável. Faça silêncio. Respire profundamente.
Abra o coração para acolher com gratidão a Palavra do Senhor.
Com o desejo de também ser uma pessoa transfigurada começa tua oração.
Leitura: O que o texto diz em si?
Ler com atenção e bem devagar Mc 9,2-10
Hoje somos convidados a subir o Monte da Transfiguração para “contemplar Jesus por dentro”, para conhecer seu coração, seus desejos mais íntimos, seus dinamismos de vida. Ao mesmo tempo, diante de Jesus transfigurado, temos também a ocasião privilegiada para nos “olhar” por dentro e descobrir nossa verdadeira identidade.
Meditação: O que o texto diz a mim?
A raiz da mensagem do evangelho de hoje está em apresentar a Jesus como a presença de Deus entre os homens; por isso é preciso escutá-Lo. Sua humanidade levada à plenitude é Palavra definitiva. Escutar o Filho é transfigurar-se n’Ele e levar uma vida como a sua, ou seja, empapar-nos do “modo” como Ele humanamente viveu e sermos capazes de descobrir a voz de Deus no grito desesperado de cada um dos seres humanos que encontramos em nosso caminhar. Jesus continua se “transfigurando” na montanha interior de cada um. Neste Tabor interior também ouviremos a Voz que confirmará nossa filiação: “este é meu filho amado”, “esta é minha filha amada”.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que você possa se transfigurar e transfigurar os outros e assim poder contemplar a beleza presente em cada um, sobretudo nos mais pobres. Deixe que luz d’Dele faça transparecer o que é mais nobre e divino em seu coração.
Contemplação: O que Deus, através do texto, está realizando em mim?
Quais experiências de transfiguração Deus tem dado a você? Quais experiências foram iluminadoras na sua vida e deram um novo significado a sua vida(podem ser experiências de alegria profunda ou de dor) O apelo do Pai é que ouçamos a voz de seu filho. Como tem sido a sua escuta de Jesus?
Ação: O que a escuta e a meditação deste texto me sugere vivenciar?
“Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!”, diz o Senhor no evangelho. Despojando-nos daquilo que nos desfigura, busquemos o que nos transfigura, o que mais nos humaniza e nos diviniza. É possível que, ao contemplar nosso coração, nos deparemos com muitas surpresas que nem imaginamos.
Equipe do Lectionautas