![](https://lectionautas.com.br/wp-content/uploads/2023/07/download.jpeg)
Reconciliar-se consigo mesmo e com os outros
23 de fevereiro de 2024![](https://lectionautas.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Transfiguracion_WikimediaCommons_060819-150x150.webp)
Jesus continua se “transfigurando” na montanha interior de cada um.
25 de fevereiro de 2024![](https://lectionautas.com.br/wp-content/uploads/2023/03/National-Bible-Day--1200x675.jpg)
24 de fevereiro, sábado da 1ª Semana da Quaresma.
Procure um lugar confortável. Faça silêncio. Respire profundamente.
Abra o coração para acolher com gratidão a Palavra do Senhor.
Que a luz da Bíblia ilumine sua vida!
Leitura: O que o texto diz em si?
Ler com atenção e bem devagar Mt 5,43-48
A narrativa do evangelho de hoje nos convida a contemplar, uma vez mais, o crucial e desafiador ensinamento de Jesus: Amar. Experimentamos o amor do Pai que ama incondicionalmente a todos e nos chama, no ordinário da vida, a fazer o “extraordinário”, agir como verdadeiros e amados filhos(as) de Deus. Vivemos em tempos de intolerância, ódio, exclusão, individualismo… É uma urgência cristã transformar esta realidade. Martin Luther King disse a famosa frase: “A escuridão não pode expulsar a escuridão; só a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio; só o amor pode fazer isso”.
Meditação: O que o texto diz a mim?
Jesus desafia os discípulos e a nós, hoje, a dar um passo a mais. À exemplo do Pai que ama incondicionalmente justos e injustos, Ele convoca à vivência do amor gratuito, ápice da humanidade, da expressão da filiação divina. Jesus testemunhou a unidade com o Pai e chama a atenção para a novidade do Reino que é amar a todos, incluindo, acolhendo, perdoando… O desafio é contemplar o cotidiano com novo olhar, realizar diferente e gratuitamente ações que promovam novas relações e interrompam o ciclo das divisões, mudando a mentalidade da vivência que promove a humanização. Amar-se é olhar para si e perceber as sombras e luzes, aceitar e enfrentar os desafios da interioridade buscando agir com ética, respeito, justiça… Com o olhar fixo em Jesus, olhar o outro, não alimentar o ódio, o desejo de vingança, de privilégios…, buscar o que promove o bem, a construção de uma sociedade justa para todos, incondicionalmente.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Espírito de Amor que te ajude a olhar para as situações de egoísmo, desamor, exclusão e através das pequenas ações “extraordinárias”, possa ser luz na sociedade tão sedenta de amor. Peça a graça de a cada dia, crescer em humanidade, agindo amorosa e fielmente como filho(a) de Deus e ir transformando você em sua imagem e semelhança.
Contemplação: O que Deus, através do texto, está realizando em mim?
Quais sombras e luzes você percebe no seu agir? Suas atitudes são expressões de compromisso e respeito com a justiça, a ética, o bem comum? Tem buscado se transformar na imagem de Deus, vencendo o egoísmo, o desamor?
Ação: O que a escuta e a meditação deste texto me sugere vivenciar?
Procurar viver a fraternidade, aumentar a capacidade de dialogar, de ser amigo. Numa palavra: amar mais…
Equipe do Lectionautas