Apresentação de Nossa Senhora
21 de novembro de 2023“…Jesus se aproximou de Jerusalém, viu a cidade e começou a chorar!”
23 de novembro de 202322 de novembro de 2023, 4ª feira, Memória de Santa Cecília.
Crie silêncio interior e exterior.
Peça ao Espírito que te conduza nos caminhos da escuta da Palavra de Deus.
Ler com atenção e bem devagar Lc 19,11-28
Leitura: O que o texto diz?
Jesus continua no caminho para Jerusalém, antes de chegar ao local de sua glorificação, ele conta a parábola dos empregados. Deus confia ao ser humano inúmeros dons que devem ser colocados (trabalhados) à serviço do Reino de Deus. O Senhor espera que esses dons sejam multiplicados e que tragam muito frutos. Entretanto, existe sempre a possibilidade do egoísmo humano, da preguiça e desânimo que impedem de trabalhar os dons. O acomodado culpa o patrão, sem perceber a sua indisposição para dedicar-se ao Reino.
Meditação: O que o texto me diz?
Olhando a sua vida e o texto, procure perceber qual tipo de trabalhador você tem sido no Reino de Deus. Quais dons Deus lhe confiou e como você tem trabalhado esses dons? Que frutos o seu trabalho tem dado?
Oração: O que o texto me faz dizer?
Diante de sua experiência de trabalhador no Reino de Deus, que Palavra você deseja dirigir a Jesus? Fale das suas alegrias e dificuldades no modo de viver a Palavra de Deus.
Contemplação-Ação: O que o texto faz em mim?
O que este texto provoca em mim? Que desejos ele provoca no meu modo de viver? A partir dessa experiência de oração, quais compromissos concretos irei assumir? Pense em situações concretas do seu cotidiano, em atitudes e na relação com as pessoas que lhe cercam.
Pe. Francisco Thallys Rodrigues – Presbítero da Diocese de Crateús. Mestrando em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Reitor do Seminário Maior Padre Eliésio dos Santos e vigário paroquial na Paróquia São Sebastião de Monsenhor Tabosa.