É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha…
17 de agosto de 2021“Já preparei o banquete… Vinde para a festa!”
19 de agosto de 2021“Ide vós também para minha vinha! E eu os pagarei o que for justo”
18/08/21: Quarta da 20ª semana do Tempo Comum: Mt 20,1-16a
Leitura: o que o texto diz?
No Evangelho de hoje Jesus faz sua pregação falando sobre o Reinado de Deus por meio da Parábola dos trabalhadores da vinha. Conta Jesus que um proprietário sai pela madrugada e ao longo do dia em busca de trabalhadores para sua vinha. No final do dia, os trabalhadores chamados por último recebem a mesma diária dos primeiros, o que causa protesto entre eles por considerarem injusta tal postura, pois acreditavam ter direito a uma diária maior em vista de terem trabalhado por mais tempo. O proprietário acusado por injustiça responde com firmeza que coube a ele estabelecer o valor a ser pago, em conformidade com o acordo selado com os trabalhadores e segundo seu agrado. Leia mais uma vez essa parábola e procure observar os elementos que mais lhe chamam atenção.
Meditação: o que o texto me diz?
O texto nos aponta um contraste entre a generosidade e o ressentimento de alguém, o que nos faz recordar nossas próprias atitudes, principalmente, quando nos comparamos a outras pessoas e questionamos a bondade divina. Perceba que o Evangelho de hoje nos convida a rever nossas atitudes nos fazendo perceber ao mesmo tempo, o quanto a generosidade divina se faz presente constantemente em nossas vidas. Acolha com zelo este convite e permita-se meditar de modo muito particular e pessoal com essa Palavra.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
A generosidade divina é uma fonte inesgotável! Ainda que a lógica humana queira mensurar, jamais será possível compreendê-la. Sob a condução do Evangelho revele a Deus as coisas que ocupam seu coração nesse momento. Seja qual for sua necessidade lembre-se que assim, como o patrão da parábola, Deus deseja agir com benevolência, conforme sua bondade, com cada um dos seus.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Todo percurso tem seus valorosos frutos. Tendo percorrido todo caminho de leitura e meditação com a Palavra, reserve esse momento para enxergar com clareza o que cada um desses momentos realizou em seu coração.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus em impulsiona a fazer?
Se a Palavra realiza sua novidade em nosso coração, esse “novo” não cabe em nosso interior, necessita transbordar e ser concretizado com a vida por meios gestos. Assim, veja agora: quais atitudes você se sente impulsionado a realizar a partir dessa Palavra?
Kelviane Pontes
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela FCF. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduanda em Teologia pela FCF. Mora em Maracanaú-CE, Brasil.