“É o Senhor!”
5 de abril de 2024“Vencendo a morte”
7 de abril de 202406 de Abril, Sábado, Oitava da Páscoa
Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire lentamente pelo nariz. Sinta o próprio corpo. Perceba as sensações corporais desde a cabeça até os dedos dos pés.
Escute o seu coração. Acalme os pensamentos e respire fundo.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leitura. O que diz o texto?
Leia o evangelho de Marcos 16,9-15
No evangelho de hoje, Jesus aparece a Maria Madalena, depois aos dois discípulos de Emaús e por fim, aos onze discípulos os quais foram censurados por falta de fé e dureza de coração, por não terem acreditado naqueles que o tinham visto. O testemunho daqueles que viram não foi suficiente para despertar a fé da comunidade.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
“Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura”. Esta é a missão a que todo cristão é chamado depois de experimentar na sua vida a força da ressurreição de Jesus. Quem não tem consciência disso ainda está nas trevas da incredulidade e presta culto antes a um ilustre defunto do que a Cristo, Senhor da vida. Assim como as primeiras comunidades não acreditaram nas testemunhas oculares, muitos de nós, hoje, também temos dificuldade de acreditar.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor a coragem de anunciar o seu Evangelho, o que consiste fundamentalmente em anunciar o seu mistério pascal. Alegre-se, porque ele ressuscitou e se faz presente no meio de nós. Que ele te conceda a graça de poder sentir que ele está vivo e que tenhas a ousadia de dar testemunho da sua fé.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Jesus dá uma missão aos discípulos, a de ir ao mundo anunciar a Boa Nova. O que essa missão lhe diz, hoje? Atender a esse pedido do ressuscitado faz parte da nossa vocação de batizados. Todos batizados são revestidos de Cristo para testemunhá-lo anunciando sua Palavra, evangelizando a todos que assim desejarem.
Ação. O que eu posso fazer a partir do texto?
Neste tempo pascal revigorar a fé na ressurreição, crer na ressurreição mesmo não tendo visto o ressuscitado. E, anunciar essa boa notícia no dia-a-dia, nas pequenas ações diárias, acreditando que o “novo”, a vida nova, sempre vem, sempre ressurge.
Equipe Lectionautas