“Vós também ficai preparados”
2 de novembro de 2022“Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”
4 de novembro de 202203 de novembro/2022, 5ª feira, 31ª Semana do Tempo Comum.
“Haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”
Lc 15,1-10
Leitura: o que o texto diz?
O evangelho de hoje reúne duas, do conjunto das chamadas parábolas da misericórdia. São dirigidas aos coletores e pecadores em resposta aos fariseus que criticam Jesus por acolher e comer junto àqueles pecadores. Apesar daquela ovelha perdida representar apenas um por cento de todo seu rebanho, o pastor deixa as outras em lugar seguro e busca a que se perdeu. Parece-nos que muito mais que uma entre tantas, o pastor trata aquela ovelha de modo único e até afetivo. Na segunda parábola, uma mulher perde um décimo de seus bens, o que nos parece à primeira vista uma situação menos calorosa, contudo, a celebração pela alegria do reencontro é proporcional àquela da ovelha encontrada. Não importa o que se perde ou como se perde importa a alegria do reencontro. Relendo o texto responda para você mesmo, o que texto diz?
Meditação: o que o texto me diz?
A misericórdia é uma atitude própria daquele que ama. Na figura do pastor que perdeu sua ovelha e da mulher que perdeu dez moedas, vemos que a alegria não se dá apenas pelo valor daquilo que foi perdido, mas pelo encontro em si. Ali se enxerga a misericórdia uma vez que, não foi permitido que aquilo ficasse perdido para sempre. O Senhor se alegra por cada um dos seus que retornam, não olha o tempo que demorou a voltar, não questiona por onde andou, mas tão simplesmente alegra-se com aquele retorno. Sua atitude é misericordiosa porque toma de amor aquele que voltou ainda que tenha pecado e ferido seu coração. Isso não importa, porque o que estava perdido encontra o caminho de volta e ainda que não consiga caminhar, recebe apoio, é carregado nos braços para que possa recuperar-se e prosseguir. De modo particular, o que esse texto fala diretamente a você?
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Oração é lugar de encontro. Lá se encontram o Deus que muito ama e não desiste, e aquele que deseja retornar. É lugar da alegria e da súplica pelo caminho que estar por recomeçar. Aqui você está mais uma vez, neste lugar preparado para rezar com a Palavra de hoje. Aproveite esse encontro e coloque-se com alegria e sinceridade de coração.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Contemple a misericórdia divina que se deixa encontrar ao nos dizer por sua Palavra que alegre-se por estarmos de volta. Una-se ao coração de Deus e perceba o quão maravilhoso ele tem sido, mesmo que algumas vezes você seja aquela ovelha rebelde que se dispersa, ela pacientemente acorre em sua direção para que não vá tão longe e não se machuque. Contemple esse cuidado misericordioso do Pai para com você.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus em impulsiona a fazer?
Se somos tratados com misericórdia igualmente somos chamados a agir do mesmo modo. Pela Palavra somos convidados a encontrar gestos concretos onde possamos agir misericordiosamente. Olhe ao seu redor, para seu contexto social e se possível, aponte alguns atos de misericórdia que você pode realizar. Desse modo, você estará exercitando a Palavra meditada e levando a mensagem do Deus misericordioso a muitas outras pessoas. Mãos à obra!
Kelviane Pontes Vieira – Leiga consagrada da Nova Jerusalém. Formada em Serviço Social – UECE. Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza. Bacharelanda em Teologia- Faculdade Católica de Fortaleza. Residente em Maracanaú-Ce.