“Vós mesmos, dai-lhes de comer”
5 de janeiro de 2021“Hoje cumpriu-se esta palavra…”
7 de janeiro de 2021Leitura Orante da quarta-feira depois da Epifania do Senhor.
06/01/2021 – Mc 6, 45-52.
“Foi até esses andando sobre o mar”. Mc 6,48.
Para maior concentração começar com um tempo de silencio. Aquietar o coração. Desligar-se dos ruídos exteriores. Concentrar-se na respiração, fazendo várias vezes uma inspiração profunda, e uma expiração forte.
Invocar o Espírito Santo através de uma oração ou um canto dedicado a ele.
Leitura. O que o texto diz. Mc 6, 45-52.
Ler Mc 6,45-52 em voz alta, mas sem pressa.
Terminada a leitura fazer uma segunda leitura silenciosa do texto. Agora prestando atenção se há personagens, diálogos, mudanças de locais, de tempo. Repare se há intervenção do narrador.
Terminada a segunda leitura, tente contar, com suas palavras, o que o texto narra.
Repare que esse texto se situa no evangelho após o da multiplicação de pães e peixes. Nele é o narrador quem fala quase tudo, e apenas transcreve uma fala de Jesus com os discípulos.
Meditação. O que o texto me diz.
Marcos é um evangelho muito suscinto. Aqui ele narra de forma rápida um episódio da vida de Jesus com os discípulos. Como narrador mostra várias ações de Jesus, quase sem diálogos. É importante meditar sobre essas ações de Jesus, e como os discípulos reagem diante do que Jesus faz, e como Jesus avalia, naquele momento, a sua comunidade de discípulos.
Fazer silêncio e meditar o que o texto faz em mim.
O que me despertou mais atenção no texto? Por que? Há alguma frase, alguma palavra que me pareceu mais importante? Como eu resumiria esse texto numa frase? Ou resumiria numa palavra ou expressão?
Oração. O que eu digo a Deus
Deus me falou através do texto, da meditação, por intermédio de seu Espírito Santo, e é momento de dizer a Ele o que me vai ao coração. Falar a Deus é falar de coração aberto. Com intimidade. Transparência. E por isso devo me revelar a Ele, como Ele se revela no texto, nos testemunhos do evangelho.
Contemplação: o que Deus faz em mim.
A palavra de Deus é eficaz. Ela age dentro de mim e é capaz de me transformar. É momento de em silêncio deixar que ela age em mim, me transforme.
O que a leitura, a meditação, a oração fazem em meus sentimentos? O que transforma dentro de mim, nos sentimentos, memória, pensamento, vontade, desejos?
Ação. O que o texto me chama a agir
Na carta de Tiago temos que a Palavra é para ser cumprida, isto é, vivida (Tg 1,22-23). Ela é chamado a que eu viva conforme seus ensinamentos, de modo a que minha vontade se aproxime da vontade de Deus. Para isso preciso leva-la à minha fé, a minha vida.
O que a leitura, meditação, oração e contemplação do texto me pede como compromisso de fé, de seguidor de Cristo na vida comunitária, de família, de trabalho ou estudo, de cidadão?
Marco Antonio Tourinho
Teólogo leigo – Belo Horizonte-MG